Além do polêmico controle de cruzeiro adaptativo baseado em radares, a Bosch desenvolveu, para as novas BMW, Ducati e Kawasaki, um novo painel digital de TFT com uma tecnologia nunca antes vista em uma motocicleta. Conheça-o em detalhes aqui.
O painel de 10,25 polegadas, chamada oficialmente de “Integrated Connectivity Cluster” traz como grande novidade a tecnologia “Splitscreen”. Já disponível nos carros do segmento premium, o recurso permite dividir a tela em duas com os conteúdos que mais deseja ver e minimizar o tempo de distração em meio ao tráfego.
Além disso, o painel também conta com a tecnologia “MySpin”, que permite ao usuário transferir livremente o conteúdo do smartphone para o display da motocicleta. Por exemplo, o que você está vendo em um aplicativo é ajustado automaticamente na tela para exibir informações relevantes como rotas, por exemplo.
O MySpin ainda integra vários aplicativos de parceiros específicos para motocicletas e, portanto, oferece uma ampla gama de serviços, como planejadores de viagens, localizadores de hotéis, restaurantes, ofertas de rádio digital, entre outros.
Mais interessante ainda é que as duas funções, Splitscreen e MySpin podem ser combinadas, dividindo a tela para, de um lado, manter as informações essenciais, como velocidade e temperatura do motor e o aplicativo do seu interesse do outro. Tudo é controlado através de botões nos punhos para agilizar o processo.
Lançado no mercado em 2014 e ampliado em 2016 para a indústria automotiva e de powersports, o MySpin permite networking via WLAN, Bluetooth ou USB. As fabricantes decidem sobre a disponibilidade de apps de seu interesse adicionando-os ao portfólio, além de mantê-lo atualizado com informações importantes e personalizadas.
Uma pesquisa realizada pela Bosch com 2.600 motociclistas descobriu que oito em cada dez acolheriam bem esse recurso. “Nossos clusters em combinação com MySpin oferecem uma nova experiência de direção com mais segurança e comodidade para os motociclistas. Para nós, este é o próximo passo na conectividade de motocicletas”, disse Geoff Liersch, presidente da unidade de Duas rodas e Powersports da Bosch.
O novo display livremente programável já pode ser visto no modelo 2021 da BMW R1250RT e na novíssima Ducati Multistrada V4 apresentada essa semana. A japonesa Kawasaki também já disse que contará com a tecnologia em 2021.