A Bosch está apresentando hoje (3) um novo sistema de chamadas de emergência, o “Help Connect”, dispositivo conectado digitalmente para veículos motorizados de duas rodas que acelera o processo de resgate em caso de acidente.
O Help Connect utiliza um algoritmo de colisão inteligente instalado na centralina eletrônica da motocicleta (IMU) para detectar acidentes. Conectando-se ao aplicativo de emergência Vivatar via Bluetooth, o sistema envia informações sobre o acidente ao Centro de Assistência Bosch que contacta os serviços de resgate mais rapidamente.
O Help Connect coleta informações da centralina Bosch MSC e, mais especificamente, do seu sensor de inércia. Cem vezes por segundo, esse sensor integrado mede a aceleração e a velocidade angular, ou seja, a rapidez com que a posição de uma moto muda com o tempo calculando, assim, o ângulo de inclinação com precisão.
Além disso, o algoritmo de colisão integrado permite que o sensor diferencie automaticamente se a motocicleta foi envolvida em um acidente ou se apenas foi tombada durante o estacionamento, por exemplo. Não é necessária a instalação de nenhum aparelho adicional, o que facilita a sua integração.
Além das informações de localização, o Help Connect também envia todos os dados médicos adicionais fornecidos pelo motociclista ao Centro de Assistência Bosch. Esses dados podem ser vitais para otimizar ainda mais os serviços de emergência. A pedido, outras pessoas também podem ser automaticamente contatadas sobre o acidente.
“O Help Connect adiciona um anjo da guarda digital ao amplo portfólio da Bosch em sistemas de segurança para motocicletas“, disse Harald Kroeger, do conselho de administração da marca alemã. “Antes de desenvolver produtos que aumentam a segurança dos motociclistas, precisamos entender as situações críticas que enfrentam“, explica.
A Bosch fez um grande esforço para desenvolver esse sistema de chamada de emergência automática. Foram realizados 18 testes de colisão para analisar cenários específicos de acidentes e demonstrar a funcionalidade do Help Connect. Apesar de ter sido projetado para o Vivatar, outros aplicativos de outros fabricantes também podem ser integrados.
Cada segundo conta em um acidente de moto. Quanto mais rápido os motociclistas recebem assistência, maiores são suas chances de sobrevivência. Estudos indicam que o risco de motociclistas serem mortos em um acidente é quase 20 vezes maior do que para motoristas.
Dispositivos para minimizar acidentes tem sido uma grande preocupação da Bosch há anos. Com o ABS para motocicletas introduzido há 25 anos e o controle de estabilidade (MSC) lançado em 2013, os veículos de duas rodas já deram um salto em segurança. E mais vem por aí nos próximos anos, com a introdução de Sistemas de assistência baseados em radar.
O Bosch Help Connect estará inicialmente disponível apenas na Alemanha. Os utilizadores podem comunicar-se com o Bosch Service Center em alemão ou inglês. Se o acidente for grave e o passageiro não responder, os serviços de emergência são enviados imediatamente para o local.