A Bosch possui um objetivo claro: extinguir as fatalidades no trânsito envolvendo motociclistas. Com isso em mente, a marca alemã desenvolveu um novo pacote eletrônico de segurança para motocicletas, que estará disponível no mercado até 2020.
Os carros podem ficar mais seguros com a adição de áreas de deformação, airbags e cintos de segurança. Já os motociclistas se deparam com situações muito mais perigosas enquanto dirigem. O risco de morrerem em um acidente é 20x maior do que em um carro. O número de acidentes fatais com motocicletas na Alemanha cresceu 9% no último ano, de acordo com o Gabinete de Estatísticas Federais do país.
Estudos conduzidos pela Bosch mostram que acidentes envolvendo motocicletas têm duas causas principais: a perda de controle do condutor e colisões com outros veículos. Outro motivo para equipar os veículos com tecnologias inteligentes de segurança é que nove entre 10 acidentes são causados por falha humana.
A Bosch já tornou a condução em duas rodas consideravelmente mais segura com sistemas de assistência como o ABS e o controle de estabilidade MSC. Estes assistentes eletrônicos estão sempre vigilantes e, em caso de emergência, respondem mais rapidamente do que qualquer pessoa conseguiria. A tecnologia que sustenta estes sistemas é uma combinação do sensor de radar, sistema de freio, gerenciamento de motor e HMI (Interface Homem-Máquina).
O radar de motocicletas é como um órgão sensorial e possibilita novas funções de assistência e segurança, ao mesmo tempo em que fornece uma imagem precisa dos arredores do veículo. Como resultado, essas funções de assistência não apenas aprimoram a segurança, mas também aumentam o lazer e o conforto, pois facilitam a vida dos condutores. “A motocicleta do futuro deverá ser capaz de ver e sentir”, prevê Geoff Liersch, responsável pela unidade de negócios Duas Rodas da Bosch.
Piloto Automático Adaptivo (ACC)
Conduzir a moto no tráfego intenso e manter a distância correta do veículo à frente requer muita concentração. O ACC ajusta a velocidade da moto ao fluxo do tráfego, mantém a distância necessária e segura do veículo à frente. Além disso, o ACC não apenas oferece mais conforto ao condutor, como também permite que ele se concentre mais na estrada, principalmente em situações de tráfego intenso.
Alerta de colisão frontal
Nas rodovias, o mais breve lapso de concentração pode trazer sérias consequências. A Bosch desenvolveu um sistema de alerta de colisão para motocicletas que reduz o risco de uma colisão traseira. O sistema é ativado assim que o veículo entra em movimento e dá suporte ao condutor em todas as faixas de velocidade. Se o sistema detecta que outro veículo está se aproximando perigosamente e o condutor não reage à situação, ele avisa o motorista através de um sinal acústico ou óptico.
Detecção de ponto cego
Este sistema vigia todas as direções de forma que o motociclista possa mudar de faixa com segurança. O sensor de radar serve como o olho eletrônico do sistema de reconhecimento de ponto cego, identificando objetos em áreas de difícil visibilidade.
Sempre que há um veículo no ponto cego do condutor, a tecnologia avisa por meio de um sinal óptico, por exemplo, no espelho retrovisor da motocicleta. Para a Bosch, os sistemas de assistência ao motociclista são mais um passo para tornar a mobilidade livre de emissões, acidentes e estresse uma realidade.
Este pacote é formado por tecnologias que também estão presentes em veículos autônomos. KTM e Ducati incluirão os novos sistemas de assistência ao condutor em seus modelos até 2020. Para a Bosch, este é mais um passo em direção à condução livre de acidentes. “A Bosch está levando a segurança do motociclista a um novo patamar”, disse Dirk Hoheisel, membro do Conselho de Administração da Robert Bosch mundial.