A Bosch acaba de anunciar a criação de um novo sistema de freios antibloqueio, o ABS10 focado em equipar motocicletas pequenas. A marca alemã também revelou um motor hub para scooters elétricos.
O sistema, chamado de ABS10 e é projetado especificamente para motos de até 250cc em mercados emergentes. A Bosch afirma que o novo dispositivo é 45% menor e 30% mais leve que a unidade ABS9 e estará disponível em duas versões: de um canal (roda dianteira) ou de dois canais (nas duas rodas).
A Bosch diz que trabalhou duro para tornar o novo sistema uma escolha rentável para motos mais baratas e que de outra forma não poderiam ser equipadas com sistema ABS. A marca alemã pretende colocar o ABS10 em produção ao lado do ABS9 ainda esse ano.
Outro novo produto da empresa é um motor hub, que é montado no eixo traseiro de scooters elétricos. É capaz de produzir 2,4 cv, mas tem um botão “Boost” para gerar potência extra. Por enquanto, só vai ser oferecido na China, onde os scooters elétricos são uma mania nacional – 120 milhões deles estão em uso.
Os novos sistemas utilizam a mais recente tecnologia Bosch para motocicletas, ou seja, o “Vehicle Hold Control” (disponível de série na Ducati Multistrada Enduro), “Side View Assist”, e os mais recentes parâmetros da Unidade de Medida Inercial, disponível na Yamaha M1, KTM 690 Duke R e outras motocicletas premium.
A empresa também revelou que a “Two Wheeler and Powersports Division”, será gerida de forma autônoma a partir de agora. Formada no ano passado com sede no Japão, a divisão é focada no desenvolvimento e fornecimento de componentes eletrônicos para a indústria motociclística sendo, portanto, a responsável pela criação destes dois dispositivos.