O departamento de pesquisa e desenvolvimento da BMW realmente está à mil. Em meio a tantos projetos inovadores (como um motor de três cilindros em W), agora foram descobertos registros de patentes de um novo tipo de braço oscilante.
A peça, que até o momento só ocupa a função de unir a roda traseira ao chassi de uma motocicleta (influenciando na estabilidade), também trabalharia em conjunto com o sistema de exaustão, interligando as duas peças.
A ideia é deixar o silenciador por dentro da balança, proporcionado uma ponteira muitíssimo menor, o que ajudaria na centralização das massas em consequentemente no equilíbrio da motocicleta. A medida também busca reduzir as emissões de ruídos e poluentes.
Não é um conceito inteiramente novo. Erik Buell já tentou algo parecido com o modelo Buell 1125R e a fabricante Confederate também, com a exótica Hellcat. No entanto, essa pode ser a primeira vez que será utilizada em uma moto de produção de larga escala, possivelmente a próxima geração da BMW S1000RR.