A BMW está trabalhando em um novo tipo de controle de tração capaz de identificar o tipo de piso em que o condutor está rodando e se adaptar automaticamente.
O registro de patente contém apenas uma única imagem (abaixo) e mostra várias câmeras direcionadas para a estrada alguns metros à frente da roda dianteira construindo uma imagem 3D em tempo real dos detalhes da superfície.
A ideia é que o sistema possa identificar o quão difícil é a estrada, comparar as imagens com valores de referência para superfícies semelhantes e ajustar as configurações da motocicleta antes que o pneu dianteiro atinja aquele trecho.
Tal é a complexidade do sistema que ainda contém sensores acústicos direcionados ao contato dos pneus dianteiro e traseiro, detectando mudanças no som que possam revelar uma superfície solta ou perda de aderência.
Os dados coletados são enviados diretamente à centralina incluindo pressão dos pneus, velocidade, posição do acelerador, torque do motor, ângulo de direção, ângulo de inclinação e força de frenagem. Daí para atuar automaticamente nos modos de pilotagem, controle de tração e ABS é um pulo.
Os sistemas eletrônicos atuais já beiram a bruxaria em sua capacidade de atuação sobre a motocicleta, mas todos eles enfrentam um problema comum: eles ainda apenas reagem a uma perda de aderência ao invés de prevê-la.
Nos últimos anos, no entanto, as fabricantes vêm trabalhando na “segunda geração” desses controles, baseados em câmeras e radares e com enfoque na prevenção e não na reação. Não é preciso pensar muito para imaginar que isso vai expandir o alcance da eletrônica em motocicletas a um novo nível.
As primeiras demonstrações dessa nova geração de controles eletrônicos devem aparecer nos próximos meses com a Ducati Multistrada V4 e KTM 1290 Super Adventure. Já o sistema de BMW deve demorar um pouco mais.