A BMW está desenvolvendo um novo sistema de controle de tração capaz de prever as condições da estrada à frente e ajustar a aderência de acordo. O objetivo seria o acionamento antes de um potencial acidente – e não durante – para impedir que aconteça.
Embora o controle de tração não seja um novo advento em termos de motociclismo, o dispositivo ainda é essencialmente reativo. Afinal, as chances são de que, se o controle de tração estiver entrando em ação, é porque as coisas já estão indo mal.
Esse novo registro de patente revela que a marca alemã está trabalhando em uma maneira de tornar o controle de tração uma ferramenta mais preventiva, que intervém antes mesmo de você perceber que pode sofrer um acidente na estrada à sua frente.
O projeto prevê a utilização de câmeras para obter uma visão completa da estrada a fim de prever as condições. Essa informação é então enviada à ECU da motocicleta que ajusta o controle de tração, os freios e o motor, se necessário.
Pelo desenho, a motocicleta equipada com o dispositivo pode ter até três câmeras miradas para o asfalto, no conjunto óptico, no para-lama e nos garfos dianteiros. Aparentemente, a primeira a receber a novidade seria a esportiva S1000RR.
Hoje a indústria automotiva está totalmente aberta para receber novas tecnologias de ordem eletrônica que removem o máximo de “tarefas” possíveis de um motorista ao volante em lugar de um computador mais confiável.
O mesmo não se pode dizer do motociclismo, onde cada novidade é encarada com uma boa dose de desconfiança. Parece que os motociclistas atuais preferem que as coisas permaneçam um pouco mais tradicionais em comparação. Um exemplo foi a fria recepção do controle de cruzeiro adaptativo, apresentado no ano passado.
Embora considerado por muitos especialistas como um dos maiores avanços em segurança, outros acham pode aumentar os riscos, já que o piloto não está se concentrando o suficiente nos controles de seu veículo, além de tirar a sensibilidade. O mesmo pensamento pode acontecer aqui. O que você acha?