Nas últimas semanas, falou-se muito de que um dos possíveis interessados em adquirir a cambaleante KTM era a BMW Motorrad. Eles não vão, embora bem que tentaram.
Essa história surgiu por meio de algumas fotos publicadas pela própria BMW Motorrad no Instagram, onde postaram diversas imagens de motocicletas e carros na cor laranja, a cor da KTM. Embora se diga que houve alguma tentativa inicial, tudo já foi descartado.
De acordo com o jornal Oberösterreichische Nachrichten, representantes da Bajaj Auto, co-proprietária indiana da Pierer Mobility, aparentemente estiveram na sede da fabricante de veículos alemã, mas o BMW Group decidiu não prosseguir com os planos.
Segundo o jornal, o plano da BMW seria transferir a pesquisa, o desenvolvimento e a produção das motos KTM para Munique, na Alemanha. A produção também não permaneceria na Áustria. Eu nem iria para a Alemanha, mas sim para a Índia.
A BMW Motorrad mantém, desde 2013, uma parceria com a TVS Motors para montar suas motos mais acessíveis na Índia. Sua maior rival é justamente a Bajaj Auto, que firmou o mesmo compromisso com a KTM anos atrás. Eis que esse pode ter sido o impedimento para a compra.
Na semana passada, os credores da KTM decidiram o seu futuro. Um amplo grupo de acionistas (que supostamente inclui a Bajaj Auto, CF Moto e outros) aprovaram um plano de reestruturação de € 548 milhões que os austríacos terão de se virar para pagar uma parte até maio.
Além disso, a produção será quase toda retirada da Áustria e levada para as fábricas asiáticas, provavelmente da própria Bajaj Auto e CF Moto. Em Mattighofen só deve ficar a sede administrativa e o centro de design, pesquisa e desenvolvimento.