A BMW apresentou nessa quarta-feira (11) de forma totalmente oficial as primeiras fotos da G310R. Com um motor monocilíndrico de 313cc, é a primeira motocicleta de baixa cilindrada feita pela marca alemã desde 1948.
Para os leitores do Notícias Motociclísticas, a G310R não é uma completa novidade, no entanto. O modelo já havia sido flagrado várias vezes em testes pela Alemanha, no começo desse ano, já possuindo as linhas que apresentadas hoje.
No mês passado, a marca bávara surpreendeu, trazendo um protótipo colorido ao Salão Duas Rodas, o maior evento motociclístico do país. Apesar das evidências, a BMW continuou negando sua produção, dizendo tratar-se apenas de um experimento.
A G310R foi inteiramente projetada e construída na sede da BMW em Munique na Alemanha, como qualquer outra motocicleta da marca. Entretanto, sua produção (assim como de suas versões subsequentes) ficará a cargo da TVS Motors, conglomerado indiano que estabeleceu uma parceria com os alemães, ainda em 2013.
Meta: aumentar vendas de motocicletas em 50%
A motocicleta é uma tentativa da BMW em expandir ainda mais seu volume de vendas em um nível global. Os alemães esperam conquistar o consumidor informal, com menos poder aquisitivo garantindo, porém, o padrão de qualidade que sempre destacou a marca ao longo dos anos.
O produto será montado em uma novíssima fábrica na cidade de Bangalore, na Índia. Todo o maquinário necessário foi enviado diretamente da Alemanha, onde uma equipe especialmente treinada ficará no encargo de construir a G310R. A preocupação com os detalhes é tamanha que a montagem do motor acontece em uma câmara envidraçada que só é acessível através de canais específicos, para que nenhuma partícula de sujeira entre na área.
O motor é inteiramente novo. Trata-se de um monocilíndrico de 313 cm³, com refrigeração líquida, duplo comando no cabeçote (DOHC) e injeção eletrônica. O diâmetro x curso é de 80 por 62,1 milímetros e o cabeçote foi posicionado na parte da frente do motor, com a saída de escape na parte de trás. É um propulsor projetado para trabalhar em todo o mundo e com todos os tipos de combustíveis.
A potência gira em torno dos 36 cv a 9.500 rpm, com um torque de 2,84 kg.fm a 7.500 rotações por minuto. O peso a seco é de apenas 158,5 kg. A C310R foi apresentada por Stephan Schaller, chefe da BMW Motorrad nessa manhã, que citou a América do Sul como um dos alvos nos ambiciosos planos da empresa.
“A BMW Motorrad teve muita confiança por parte dos membros do conselho apresentando um plano de crescimento sustentável, através de um novo modelo para mercados em expansão na Ásia e na América do Sul, uma nova gama motocicletas abaixo dos 500cc com maior mobilidade urbana. Nosso plano envolve o aumento do número de concessionárias em 50% e um total de vendas anuais de 50% também. Nossa meta é vender 200.000 veículos de duas rodas a cada ano partindo dos números que temos agora.” (Stephan Schaller)
É um momento histórico. A G310R é a BMW de menor capacidade cúbica produzida desde a R24 em 1948. Entretanto, o design é absolutamente atual, inspirado nas irmãs maiores, R1200R e S1000R em termos de estilo, principalmente nos painéis laterais angulares.
A motocicleta também vem com características incomuns em um modelo nessa faixa de cilindrada, como bengalas invertidas, ABS de série e pinças de freio com quatro pistões de qualidade premium. O chassi é mais convencional, sendo tubular de aço, para manter os custos baixos. Entretanto, o braço oscilante é de alumínio fundido.
As rodas são de liga leve de 17 polegadas como manda o estilo. Os pneus possuem medidas interessantes: 110/70/17 na dianteira e 150/60/17 na traseira sendo, portanto, bastante largo para a cilindrada. A Kawasaki Ninja 300, por exemplo, utiliza um 140/60/17.
A G310R pretende atingir uma grande gama de usuários, possuindo uma ergonomia amigável: apenas 78,5 centímetros separam o assento do solo, favorecendo os pilotos mais baixos. A altura ainda pode ser regulada entre 76 e 81,5 cm através do amortecedor traseiro.
Quem se dispor a comprar a pequena BMW também terá acesso à uma bela gama de acessórios que toda motocicleta da marca possui, como baús, alforges, malas, luzes de LED, tomada de 12v e punhos aquecidos. Contudo, as opções de cores são poucas e sóbrias: preto e branco com detalhes em prata; azul metálico e cinza, além de um branco pérola que terá um custo extra. O preço ainda não foi anunciado, nem sua chegada ao Brasil, mas com certeza logo deveremos ter notícias da G310R em nossas terras.
Galeria de Fotos