A BMW Motorrad apresentou hoje (11) a K1600B, nova versão da grande touring alemã. Com alforjes de fábrica e pés avançados, a marca mira o mercado norte-americano para roubar adeptos de Harley-Davidson Ultra Limited e Indian Chieftain.
A letra B, que diferencia a versão das já existentes GT e GTL, significa “Bagger”, uma referência, em inglês, às malas laterais exclusivamente projetadas, que o modelo traz de série. Um conceito chamado ‘Concept 101’ já havia sido apresentado na Itália em maio do ano passado.
A K1600B se destaca pelas linhas extremamente fluídas, que vão descendo desde o para-brisa (regulável eletricamente) até a traseira. Os alforjes estão posicionados bem baixos com a iluminação totalmente integrada à estrutura, bem ao gosto norte-americano.
A motocicleta, no entanto, possui o mesmo chassi e motor da linha K1600, ou seja, um poderoso seis cilindros em linha, capaz de produzir 162 cv, potência. É mais do que suficiente para cruzar autoestradas com muito conforto e suavidade, já que as vibrações são mínimas.
Houve, no entanto, espaço para a boa e velha engenhosidade alemã. O para-lama traseiro, por exemplo, foi projetado para dobrar para cima e assim facilitar a retirada da roda traseira, algo sempre muito bem vindo na estrada.
Como não poderia deixar de ser, a K1600B vem equipada com os melhores recursos eletrônicos disponibilizados pela BMW. A suspensão ativa (Dynamic ESA) está lá, com o modo de pilotagem “Road” oferecendo regulagens continuas e automatizadas de série. O modo “Cruise” é totalmente focado em conforto.
O modelo também oferece, como opcional, quickshifter bidirecional (Shift Assistant Pro), marcha ré (Reverse Assist) e o novo sistema de chamada de emergências (Intelligent Emergency System), que reconhece quando o motociclista está em apuros na estrada e manda assistência de forma autônoma.
Essa é a primeira real investida da BMW Motorrad em bater de frente com Harley-Davidson e a Indian no mesmo território deles. Enquanto as tradicionais marcas norte-americanas apostam no clássico e tradicional, a montadora alemã, como sempre, oferece uma alternativa mais moderna e contemporânea.
Com a K1600B, a BMW também se antecipa com relação à nova Honda GL1800 Goldwing, cuja nova geração pode aparecer em breve. O lançamento da nova cruiser japonesa pode acontecer no Salão de Milão, em novembro.