A BMW Motorrad apresentou ontem (29) o modelo 2023 da S1000RR. A versão convencional da superbike alemã ganhou suas maiores atualizações desde 2019, com uma aerodinâmica revisada (com asas) e um incremento na potência final.
Flagrada em testes no início do mês, a nova S1000RR já era dada como certa e, como previsto, seu lançamento não demorou. A modelo 2023 se distingue imediatamente por suas asas dianteiras duplas envolvendo as luzes de LED e que geram até 10 kg de força descendente.
O motor de quatro cilindros em linha e 999 cm³ subiu, em termos de potência, para 206,5 cv declarados – cerca de 2,7 cv a mais que o anterior – graças a revisões sutis, como portas de admissão redesenhadas baseadas na M1000RR e um aumento na faixa de rotação, que agora chega a 13.750 rpm (mais 250 rpm).
Abrigando o motor como um membro estressado está o quadro “Flex Frame” de longarina dupla de alumínio, que foi atualizado com várias aberturas nas laterais para maior flexão lateral. A BMW também alterou o ângulo de direção em 0,5° – reduzindo-o para 66,4° em relação aos 66,9° anteriores.
Eles também reduziram os semi-guidões em 3 mm e estenderam a distância entre eixos para 1.457 mm – acima dos 1.441 mm anteriores. O braço oscilante recebeu um pivô ajustável de série (para ajudar as equipes de corrida e entusiastas de trackdays a fazer qualquer mudança de geometria traseira).
Completando as alterações na ciclística, a corrente perdeu um dente, para 45, para fornecer mais tração à roda traseira. Todas essas mudanças combinadas devem aumentar a força na saída das curvas, ao mesmo tempo em que a moto ganha em estabilidade geral.
A eletrônica, como era de se esperar, foi atualizada. A funcionalidade ‘Slide Control’ foi adicionada ao controle de tração da moto e permite que o piloto selecione dois ângulos de inclinação predefinidos, para que a roda traseira execute derrapagens controladas sem uma queda indesejada.
Diminuindo a velocidade, os modos ‘Brake Slide Assist’ e ‘Slick’ ABS novamente fazem uso dos sensores de ângulo de inclinação para permitir que você faça curvas de maneira controlada. Boa parte desses recursos já estavam disponíveis na M1000RR.
Outras melhorias vindas do pacote M incluem uma bateria leve, porta USB, controle de subidas, modos de pilotagem para uso em pista e estrada, limitador de pitlane, garfos invertidos de 45 mm revisados e um painel TFT colorido de 6,5 polegadas com telas atualizadas.
A nova BMW S1000RR estará disponível nos concessionários europeus a partir de novembro em três opções de cores: preta, vermelha e tricolor, por cerca de 20.000 euros, dependendo do país. Uma opção de pacote M também permite a oportunidade de equipar rodas forjadas em vez de carbono.