A BMW Motorrad do Brasil apresentou, nesse fim de semana, a nova S1000RR no país. Atualizada em setembro do ano passado no exterior, a superbike conta agora com asas e um motor ainda mais potente.
A S1000RR já estava bem moderna desde que recebeu a segunda geração em 2019. Mas os alemães, como sempre, não dormem no ponto e três anos depois, eles fizeram uma série de refinamentos mecânicos, aerodinâmicos e estéticos para mantê-la entre as melhores.
O motor de quatro cilindros em linha e 999 cm³ é praticamente o mesmo, mas ganhou portas de admissão redesenhadas (baseadas na M1000RR de competição) e um aumento de 250 rpm no limite máximo de rotação, que agora chega a 13.750 rpm.
Em termos numerais, a nova S1000RR entrega 210 cv de potência a 13.750 rpm (cerca de 3 cv a mais que o modelo anterior) e 113 Nm de torque máximo a 11.000 rpm. Um pequeno acréscimo, mas que conta nessa categoria, já que os pilotos brigam por milésimos de segundo.
Melhorias também foram feitas no chassi, que recebeu várias aberturas nas laterais para uma maior flexão lateral. Já faz algum tempo que as fabricantes entenderam que rigidez total não é a solução e sim um quadro que saiba “trabalhar” corretamente nas curvas e a BMW é uma delas.
A distância entre eixos está maior, passou de 1.441 mm para 1.457 mm e o braço oscilante recebeu um pivô ajustável de série, antes disponível apenas no “Pacote M” opcional que aumenta ainda mais o leque de regulagens possíveis, muito útil em utilização em circuitos.
Os engenheiros também instalaram uma coroa com um dente a menos, 45, para manter a mesma tração do modelo anterior ao mesmo tempo em que ganha em estabilidade. Para aumentar a estabilidade, a carenagem agora conta com duas asas, que geram até 10 kg de downforce.
Como sempre, a parte eletrônica foi atualizada. O controle de tração agora conta com comando de deslizamento, que permite ao piloto selecionar dois ângulos de inclinação predefinidos, para que a roda traseira permita um certo nível de derrapagens controladas.
Novamente, os modos ‘Brake Slide Assist’ e ‘Slick ABS’ fazem uso dos sensores de ângulo de inclinação para permitir que você faça curvas como profissional. A moto ainda conta com limitador de pitlane, controle de subidas, porta USB e uma bateria de lítio bem mais leve.
Disponível em três versões (Premium, Premium M e Premium M Carbon), a nova S 1000 RR já pode ser adquirida nas concessionárias BMW do país em três opções de cores: preta, vermelha e branca (tricolor) com grafismos da divisão M Power. O preço parte de R$ 125.900,00.