Uma BMW S1000RR especialmente preparada atingiu a velocidade recorde de 242 mph (389 km/h) em um deserto de sal na Bolívia. Graças à essa conquista, essa passou a ser oficialmente a motocicleta da marca alemã mais rápida do mundo.
O feito aconteceu no começo do mês durante o “Shootout Cook Top of the World”, evento semelhante ao “Bonneville Salt Flats”, mas que ocorre no deserto de sal de Uyuni, na Bolívia e tem a chancela da Federação Internacional de Motociclismo.
Os autores da proeza foram a equipe Hunter Sills Racing (HSR), na classe de motores de 1000cc, quatro cilindros naturalmente aspirados. Antes de chegar ao resultado surpreendente, no entanto, o time teve uma semana de inúmeros problemas.
O principal foi o atraso na chegada dos equipamentos à Uyuni, o que fez com que os seis dias de preparações ficassem reduzidos à apenas dois e meio. Além disso, a equipe enfrentou problemas elétricos, no óxido nitroso e até um motor fundido no segundo dia.
A responsável pela velocidade estonteante foi Erin Sills, ninguém menos do que a viúva do antigo recordista Andy Sills, que havia estabelecido 221 mph (355,66 km/h) no Deserto de Bonneville em 2013. Naturalmente, o novo recorde foi estabelecido em sua homenagem.
Este é o 37º recorde mundial ou nacional conquistado pela equipe HSR que esteve em corridas de velocidade desde 2005. Eles estarão presentes também na semana de provas de velocidade no Deserto de Bonneville, que acontece entre os dias 11 e 17 de agosto, em Utah, nos Estados Unidos.