Foi flagrado rodando em testes um protótipo da BMW S1000RR, que evidencia as atualizações da superbike no modelo 2023. Winglets estão presentes nas carenagens e a imprensa alemã aposta também em um incremento na potência.
Essas fotos foram capturadas em uma estrada de Munique, na Alemanha. As mudanças mais notáveis aparentemente dizem respeito à carenagem, que novamente tem fendas de tubarão nas laterais – como era o caso da S1000RR original de 2009.
Além disso, protuberantes apêndices aerodinâmicos em forma de gravata borboleta podem ser vistos saindo das laterais das carenagens. Idênticos aos da Ducati na MotoGP, os “winglets” viraram a coqueluche das superbikes atuais podem gerar até 30 kg de downforce extra.
Mas há mais a explorar do que apenas isso. Note que os freios dianteiros são carenados e as pinças não são da marca Hayes, mas as azuis da Nissin – como na M1000RR. Ainda não está claro se este é o novo padrão da motocicleta ou linha de acessórios M.
A chegada de uma S1000RR atualizada é tão certa que ela já foi vista em documentos de homologação da Federal Motor Transport Authority (KBA). Lá, a BMW menciona uma potência de pico diferente: 154 kW em vez dos 152 kW atuais.
Convertido em cv, são 209,4 cv em vez dos 206,7 cv atuais, ou seja, 2,7 cv a mais. Para isso, o motor de quatro cilindros em linha terá de girar um pouco mais: Até agora, a potência nominal foi alcançada a 13.500 rpm, os 2,7 cv adicionais devem ser alcançados a 13.750 rpm.
De acordo com a revista Motorrad, no entanto, isso não deve-se traduzir em maior velocidade máxima, pelo contrário, porque uma nova coroa de 46 dentes em vez de 45 foi instalada. O top speed deve cair em cerca de 3 km/h, mas a sensação de aceleração melhora.
Além disso, o objetivo é separar melhor a S1000RR da M1000RR, que tem potência nominal de 212 cv a 14.500 rpm, velocidade final mais elevada e winglets maiores. O lançamento deve acontecer nos próximos meses, junto com as novas M1000R e R1300GS.