Surgiram novas fotos e informações sobre a próxima geração da S1000RR que a BMW está planejando para 2019. A superbike da marca alemã está sendo completamente revista em todos os setores para continuar entre as melhores do segmento.
Os detalhes são dos britânicos do Motorcycle News, que conseguiram mais fotos além das primeiras imagens publicadas há duas semanas. A nova S1000RR já roda sem disfarces e aparentemente com o design final já definido.
A motocicleta dispensa os faróis assimétricos e as ventosas de tubarão na carenagem que caracterizam a atual geração, em vigor desde 2009. As luzes são dois “canhões” de led, que lembram muito a antiga Yamaha YZF-R1 e a sua versão naked, MT-10.
A traseira também é radicalmente mais alta e curta, com pouquíssimo espaço para um segundo ocupante. Os indicadores são minúsculos. O escapamento também é menor e totalmente diferente. A impressão geral é de que a BMW se preocupou muito em reduzir as dimensões gerais de sua superbike.
A mudanças não se limitam à estética. O motor parece ser inteiramente novo, conforme denunciam as novas tampas de cárter e cabeçote. Alguns elementos, inclusive trocaram de lado, como a bomba d’água. O mesmo pode-se dizer do quadro, sub-quadro (de estrutura tubular) e braço oscilante, completamente diferentes do modelo atual.
Os garfos dianteiros parecem os mesmos, mas as pinças de freio são irreconhecíveis embora a traseira pareça um item Brembo convencional. O amortecedor não parece ter ajustes manuais visíveis, o que sugere que seja controlado eletronicamente, através da última evolução do conjunto eletrônico Dynamic ESA da BMW.
E é na eletrônica que a BMW prepara o seu novo salto. Muito provavelmente, a nova S1000RR virá com um novo painel digital em TFT, semelhante ao que já vem sendo introduzido esse ano, com capacidade para controlar tudo, desde modos de pilotagem a configurações de suspensão, com alto nível de conectividade para dispositivos móveis.
A expectativa é de que a BMW apresente a nova S1000RR ainda esse ano, mas disponibilizando-a nas concessionárias apenas no final do ano que vem já como modelo 2019. Também se acredita que a motocicleta vira já em conformidade com as normas ambientais do Euro5, que entrarão em vigor em 2020.
Leia também
BMW F900GS flagrada novamente
BMW pode aumentar cilindrada do motor boxer para 1250
Honda pode estar preparando versão naked da nova Fireblade