Foram descobertos documentos de homologação que praticamente confirmam a chegada de uma BMW M1000R em 2023. A expectativa é de que a hypernaked receba o mesmo motor da M1000RR para brigar com a Ducati Streetfighter V4.
Os documentos registrados na Alemanha e na Suíça revelam que a M1000R é 5 mm mais curta que a S1000R, 27 mm mais larga e 61 mm mais alta. A altura e largura extras podem indicar mudanças de estilo (winglets) e um defletor de vento mais alto são as causas mais prováveis.
Apesar de ser menor no geral, a distância entre eixos é 20 mm mais longa que a S1000R, subindo de 1.450 mm para 1.470 mm, o que sugere que a roda traseira foi movida para trás com um braço oscilante mais longo e o ângulo de direção foi feito mais íngreme para uma curva mais rápida.
Embora não se saiba detalhes da suspensão, podemos ter certeza de que ela será mais nobre do que a S1000R padrão. Ela poderia adotar as mesmas rodas de fibra de carbono da M1000RR, mas como o peso líquido é o mesmo da S1000R, 199 kg, a BMW não deve ter exagerado nesse quesito.
A grande novidade mesmo é o motor, que será o mesmo da última S1000RR, ou seja, capaz de entregar 206,5 cv a 13.750 rpm graças a a uma versão de maior rotação do “ShiftCam” existente. A naked vai ganhar o badalado sistema de válvulas variáveis disponível na S1000RR desde 2019.
Com 206,5 cv, a M1000R ultrapassará as rivais Ducati Streetfighter V4 e MV Agusta Brutale 1000 RR para se tornar a naked mais poderosa do mercado por pouco mais de 1 cv. Entretanto, o salto em relação à S1000R padrão, de “apenas” 165 cv a 11.000 rpm e 11,6 kgf.m a 9.250 rpm, será imenso.
A BMW Motorrad se afastou dos principais salões internacionais de motocicletas nos últimos anos, mas espera-se que esteja presente no Salão de Colônia (Intermot) em outubro. Com o modelo já garantido em 2023, o lançamento deve acontecer de um jeito ou de outro nas próximas semanas.