A semana está sendo frutífera para a espionagem de novos modelos. Agora foi flagrado em testes no circuito de Oschersleben, na Alemanha o protótipo de uma nova BMW S1000R, que deve aparecer nas concessionárias europeias em 2017.
A naked da marca alemã ganhou sutis, mas importantes atualizações. A principal delas está em seu quadro, que agora é exatamente o mesmo da S1000RR. Até então, a naked utilizava o chassi pré-2015 da superbike carenada.
Outra alteração bastante aparente está no abafador do escapamento na parte debaixo da motocicleta. A peça possui elementos tanto da S1000RR como da S1000R. Não é difícil presumir que a BMW está trabalhando ali para adequar-se às novas normas antipoluição da Europa criando uma peça única para ambas.
O protótipo testado também contém o mesmo sistema de quickshifter da S1000RR, recurso (chamado na BMW de “Shift Assistant Pro”) que permite a troca de marchas, para cima ou para baixo sem o uso da embreagem e é essencial nas pistas de competição.
Em termos de design, o conjunto óptico parece levemente alterado, mas as mudanças ficam perceptíveis apenas olhando a moto de perfil. As aletas em torno do radiador também são diferentes. O tanque de combustível e a rabeta parecem praticamente os mesmos.
Segundo o Asphalt and Rubber, os primeiros a publicarem as imagens, a própria S1000RR também irá ganhar atualizações, principalmente no motor, que receberia um novo cabeçote, alternações na geometria dos dutos, no virabrequim e nas válvulas de admissão. São mudanças que a S1000R receberia em seguida.
Você pode estar se perguntando: não seria apenas uma S1000RR muito bem convertida em street fighter? Pode até ser, mas o que entrega a motocicleta são as plaquetas de numeração do chassi fixadas no quadro. Tiraremos as dúvidas no Salão de Colônia (Internot) em outubro, ou no Salão de Milão (Eicma), em novembro.