Já não é mais segredo que a BMW trabalha em uma motocicleta elétrica de grande porte. Agora, o projeto deixou as pranchetas e tornou-se realidade através do “E-Power Roadster Concept”, divulgado hoje (10).
A dianteira veio de uma S1000R, enquanto o sistema motriz traseiro é de uma R1200RS. O chassi é feito sob medida para acomodar a bateria de 13kW cedida de um BMW Série 2 híbrido, enquanto que o motor em si vem de um Série 7 chinês.
Parece uma colcha de retalhos e é isso mesmo o que a motocicleta é, um protótipo altamente experimental, com 290 quilos de peso. Em uma comparação rápida, a nova Zero SR/F pesa 230 kg, mas a BMW afirma que ainda pode cortar 30 kg com facilidade.
Números de desempenho? Sim, a BMW apresentou alguma coisa. 20,39 kgf.m de torque, suficientes para fazer o protótipo acelerar de 0 a 96 km/h em 2,9s, apenas 0,2 mais lento que a S1000R convencional. E os alemães ainda dizem esses números podem chegar a 152,90 kgf.m. E eles parecem estar falando sério!
Como sempre em motos elétricas, o ponto da discórdia é o tempo de recarga. A BMW garante a E-Power é capaz de preencher quase 100% em menos de uma hora. Um dos problemas é o calor (quando a bateria fica acima de 40°, a eficiência diminui) e eles estão trabalhando em um sistema de refrigeração para contornar isso.
Eles ainda afirmam que o objetivo de produção é atingir 6,8 quilômetros de carga por minuto, para que uma parada de 30 minutos “encha” 110 quilômetros de eletricidade no tanque. Parece não haver dúvidas de que o E-Power Roadster será produzido em série no futuro. A única questão é quando.