Enquanto apresentava a nova S1000R, a BMW aproveitou a ocasião para revelar todos os detalhes da nova G310R, que recebeu suas primeiras modificações relevantes desde o lançamento há cinco anos.
A pequena roadster manteve o mesmo quadro tubular de aço e o mesmo motor monocilíndrico de 313 cm³ que, que se inclina para trás no chassi, com sua admissão na frente e exaustão na parte traseira do cabeçote. Um design incomum, mas que a Honda também usa nas suas máquinas de Moto3 e deve ter suas vantagens.
Apesar dos ajustes para o Euro5, o motor ainda está rendendo 34 cv a 9.500 rpm e 2,9 kgf.m a 7.500 giros, ou seja, praticamente o mesmo. O único porém é que a introdução dos novos catalisadores e as melhorias listadas abaixo fizeram a G310R engordar 6 kg em relação ao modelo anterior.
A maioria das mudanças foi de cunho estético, a fim de deixar a G310R mais agressiva visualmente falando. O grupo óptico dianteiro está mais anguloso, assim como as tampas laterais que envolvem o tanque de combustível e que receberam um acabamento prateado para conferir um ar mais premium ao modelo.
A eletrônica também foi aprimorada com a introdução de um acelerador eletrônico e de uma embreagem deslizante, que minimiza o travamento da roda traseira em reduzidas bruscas, além de possuir um acionamento mais leve. A motocicleta também conta agora com o “eGas”, recurso que aumenta automaticamente as rotações do motor frio.
Toda a iluminação é de LED e os manetes de freio e embreagem têm quatro estágios de regulagem, como nos modelos maiores. O painel é de LCD, porém bem completo, com marcador de combustível, marcha engatada, horas e temperatura do motor.
A G310R estará a venda no mercado europeu em três opções de cores: Limestone Metallic, Cosmic Black e Polar White, mas todas tem em comum partes em cinza titânio metálico. Opcionalmente ainda há a “Style Sport” com detalhes em vermelho. O preço gira em torno dos 5.000 euros.
BMW G 310 R 2021 – Ficha Técnica
Motor | ||
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Tipo | Monocilíndrico, 4 tempos, 4 válvulas refrigerado a líquido | |
Deslocamento | 313 cm³ | |
Diâmetro x curso | 80 x 62,1 mm | |
Taxa de compressão | 10,9: 1 | |
Potência máxima | 34 cv a 9.250 rpm | |
Torque máximo | 2,9 kgf.m a 7.500 rpm | |
Embreagem | Multi-disco em banho de óleo com anti-rebote | |
Caixa de velocidade | Seis velocidades | |
Transmissão final | Corrente | |
Ciclística | ||
Chassis | Diamond de aço tubular | |
Suspensão dianteira | Garfo telescópico invertido de 41 mm de diâmetro | |
Curso dianteiro | 140 mm | |
Suspensão traseira | Monochoque ajustável | |
Viagem traseira | 131 mm | |
Freio dianteiro | Discos de 300mm com pinças de quatro pistões | |
Freio traseiro | Disco de pinça flutuante de pistão único, 240mm | |
Pneu dianteiro | 110/70 R17 | |
Pneu traseiro | 150/60 R17 | |
Dimensões | ||
Comprimento total | 2.005 mm | |
Largura | 849 mm | |
Altura total | 1.180 mm | |
Altura do assento | 785 mm | |
Distância entre eixos | 1.380 mm | |
Peso em ordem de marcha | 164 kg | |
Tanque de combustível | 11 litros | |
Preço | Aproximadamente € 5.000 |