A BMW Motorrad revelou hoje (17) o Titan, conceito de drag bike movido a óxido nitroso e baseado no modelo mais recente da R1300R, com seu motor “boxer” de dois cilindros opostos.
O conceito foi idealizado por uma pequena equipe interna em colaboração com os departamentos de cores, design gráfico e protótipos da BMW após o expediente. Eles pegaram uma R1300R, apresentada recentemente, e reformularam a motocicleta de cima a baixo.
De série, o motor entrega 145 cv a 7.750 rpm e 149 Nm de torque a 6.500 rpm. Aqui, o rendimento está maior graças ao reservatório de óxido nitroso que injeta diretamente no sistema de admissão com o toque de um botão montado no guidão.
O reservatório está montado entre os dois silenciadores Akrapovic, que colaboram para aumentar a potência. Outros ajustes incluem uma posição de pilotagem radicalmente alterada, com o guidão original substituído por suportes de encaixe baixos e as pedaleiras quase alinhadas com o eixo traseiro.
Um amortecedor traseiro Wilbers especialmente desenvolvido é combinado com um braço oscilante estendido e uma altura de suspensão reduzida para manter a moto mais estável. A transmissão original foi mantida, mas todo o arranjo foi reforçado, para aguentar a maior carga de potência.
Naturalmente, o espaço para o garupa foi retirado e apenas um pequeno subchassi feito a mão foi colocado para o piloto se sentar, deixando à mostra o largo pneu traseiro. O resultado é que o piloto se senta quase deitado e enclinado para a frente.
Enquanto isso, enquanto as proteções habituais do tanque da R1300R foram reinventadas em fibra de carbono, complementadas por um novo conjunto gráfico e pintura projetados pela designer de cores e de gráficos da BMW, Theresa Stukenbrock.
Nem sonhe em ver isso entrar em produção em breve ou a longo prazo. Com ele, a BMW Motorrad apenas nos oferece uma ideia do que a plataforma R1300 é capaz de fazer com o conhecimento de engenharia adequado.




