A BMW revelou nos últimos dias novas imagens da construção do “Vision DC Roadster”, conceito elétrico apresentado em junho. O destaque aqui, no entanto, é o quadro em fibra de carbono feito de uma maneira revolucionária.
A ideia (patenteada há vários anos) é usar tubos de fibra de carbono através de uma técnica conhecida como “pultrusão”, em que fios de carbono e resina são puxados através de uma matriz aquecida, criando um comprimento infinito de haste ou tubo.
Isso permite que a liga seja cortada no comprimento adequado e unida a peças de canto feitas de alumínio (como no Vision DC), ou pedaços de fibra de carbono BMC, onde pequenos fios do componente são misturados com resina e moldados como plástico.
O resultado é que a fibra de carbono (uma liga normalmente muito dura e de difícil trabalho) pode ser moldada em praticamente qualquer formato (como os de treliça) porém com muito mais força e leveza do que um equivalente em aço ou alumínio.
O Vision DC Roadster é o primeiro exemplo dessa técnica revolucionaria. Apresentado na feira de tecnologia “NextGen” em Munique, o conceito possui um quadro em fibra de carbono com um design completamente inédito e seu DNA pode aparecer em modelos de produção futuros.
A BMW está muito próxima de popularizar definitivamente a fibra de carbono. A marca alemã possui um know-how incomparável em sua fabricação como visto nos carros elétricos i3 e i8 e até no luxuoso Série 7. Entre as motos, o primeiro exemplo é a S1000RR HP4 Race.