A BMW efetuou recentemente o registro da patentes de um curioso projeto: um assento regulável, não apenas em altura, mas também em largura, para aumentar o conforto em longas viagens.
Os desenhos mostram uma solução simples que divide as seções do assento em três (fotos abaixo): uma parte frontal fixa e duas partes traseiras que podem ser desdobradas, ganhando até cinco centímetros de cada lado. O funcionamento seria mecânico-manual semelhante ao de regulagem de altura.
A solução parece cair como uma luva para a BMW R1250GS, que já tem regulagem de altura e um público alvo realmente interessado na inovação. Os viajantes costumam passar o dia todo atrás do guidão, percorrendo, às vezes, mais de 1.000 km por dia e qualquer conforto extra é bem vindo.
O modelo atualmente oferece regulagem em altura de duas formas: manualmente ou através de sua suspensão eletrônica (ESA II) o que pode ser feito pressionando um único botão. Motocicletas de 1.000cc com menos de 800 mm do solo são raras, o que pode ser um problema para os motociclistas de menor estatura.
Mas até agora nenhuma marca havia pensado na opção de ajustar a largura do assento, uma solução que pode ser atrativa em um segmento concorrido e com forte tecnologia embarcada. É possível que uma opção de regulagem eletrônica também esteja nos planos para simplificar e agilizar o processo.