A BMW é a marca mais recente a estudar os sistemas de indução forçada para motocicletas. Os bávaros registraram os projetos de um motor que utiliza um supercharger elétrico.
Os desenhos descobertos pelo Bike Social revelam uma S1000RR que detalha o funcionamento do supercharger acionado de maneira elétrica. Embora simples de explicar, o sistema é bem mais complexo de colocar em prática.
Tradicionalmente, a indução forçada é acionada por gases de escape para turboalimentação ou pela mecânica existente para sobrealimentação. Entretanto, no projeto da BMW é um motor elétrico quem um impulso extra para o motor.
A ideia nasceu nas pistas de Fórmula 1, como forma de minimizar o turbo lag, aquele atraso na resposta do turbocompressor em baixas rotações, economizando preciosos décimos de segundo por volta.
No motociclismo a tecnologia também seria introduzida mais para contornar os limites de emissões cada vez mais severos. Motores turboalimentados, ou sobrealimentados, como a Kawasaki Ninja H2 são uma alternativa.
Não há garantia de que o projeto da BMW apareça na S1000RR, até porque a superbike foi completamente atualizada ano passado. Além disso, com a propulsão elétrica cada vez mais presente, o futuro do motor a combustão elétrica começa a ficar em dúvida.