A imprensa alemã descobriu um projeto da BMW para introduzir uma novidade nos motores Boxer e poderá ser vista nos próximos anos. O objetivo é reduzir o consumo e as emissões de poluentes sem diminuir a performance.
O registro de patente descoberto pela revista Motorrad descreve o que parece ser um sistema de ignição pré-câmara, tecnologia que utiliza uma pequena câmara (a chamada pré-câmara) na qual o combustível é injetado e auto-acende antes que a chama passe para a câmara de combustão principal.
Não é uma ideia nova: a ignição pré-câmara foi originalmente desenvolvida no início dos anos 1900 para substituir os compressores, que anteriormente eram necessários em motores diesel. No entanto, a partir do final da década de 1990, foi amplamente substituída por modernos sistemas de injeção direta.
Hoje em dia, a ignição pré-câmara está renascendo, embora para motores a gasolina com ignição por centelha com duas versões diferentes: a ativa possui injeção direta de combustível, ou seja, a mistura rica é criada na própria pré-câmara, enquanto a mistura pobre na câmara de combustão principal.
A versão passiva injeta o combustível diretamente na câmara de combustão principal e só forma a mistura rica através de canais de transbordamento ou defletores na pré-câmara. Ambas oferecem uma série de vantagens, como uma melhor combustão, mais uniforme e eficiente.
Isso acontece porque a mistura na câmara de combustão principal já está preparada de forma ideal, o que ajuda a reduzir as emissões, principalmente a formação de fuligem e óxidos de azoto (NOx). Outra vantagem é um funcionamento mais suave do motor, já que as vibrações e os ruídos são diminuídos.
Nem tudo são flores, no entanto. Um dos efeitos colaterais é a perda de calor que pode reduzir a eficiência do motor porque nem toda a energia gerada pode ser utilizada para aumentar o desempenho. Outra desvantagem é a complexidade, o que pode aumentar os custos.
A patente da BMW descreve sua ignição pré-câmara com o objetivo principal de otimizar a combustão no motor. Um ponto central é o controle direcionado da mistura ar-combustível na antecâmara em comparação com a câmara de combustão principal.
Através de aberturas especialmente projetadas, a mistura na antecâmara é mais rica, ou seja, com mais combustível, do que na câmara de combustão principal, e dependendo do combustível e do tipo de utilização, o motor pode atingir o mesmo desempenho com até 20% menos combustível.
Com o combustível fóssil cada vez mais caro e mal visto e os índices de emissões de poluentes cada vez mais rígidos, as fabricantes estão se esforçando muito para aumentar o desempenho ao mesmo tempo em que reduzem o consumo geral, a grande equação que todo engenheiro tenta resplver.
Mas até o momento, não há urgência para a BMW lançar o motor com essa tecnologia. Na Europa, motocicletas e motociclos não estão sujeitos a quaisquer regras para poupar dióxido de carbono (CO₂), o que está diretamente relacionado com o sistema de ignição pré-câmara.
De qualquer forma, se as leis engrossarem ainda mais (o que acontece periodicamente), a BMW Motorrad já tem uma carta na manga para utilizar e continuar o desenvolvendo das linhas R1300GS e provavelmente também S1000RR nos próximos anos.