No exterior, a BMW Motorrad iniciou um massivo Recall que envolve mais de 400.000 unidades da R1200GS e R1250GS fabricadas entre 2013 e 2021. O problema está relacionado ao eixo cardã da motocicleta.
De acordo com uma publicação da revista alemã Motorrad, sinais de desgaste causados pelo tempo de operação ou cargas climáticas e dinâmicas específicas resultaram em um acúmulo notável de defeitos no cardã dos modelos R1200GS (especialmente modelo 2013) e também nas R1250GS mais novas.
O problema ainda afeta os modelos R1200RT e R1250RT, mas acontece mais nas GS devido ao design da moto, que tem o ângulo do braço oscilante entre o túnel do cardã e a caixa de câmbio mais acentuado, bem como o curso mais longo da suspensão nas GS em comparação com as RT.
Como consequência, as motocicletas podem sofrer diminuição ou perda total de acionamento no eixo motriz, o que sempre é uma situação perigosa. Para remediar a situação, os concessionários BMW farão uma inspeção e, se necessário, um pequeno furo perto da junta transversal, e inserir uma válvula. Esta válvula fará com que o ar e a umidade possam fluir para fora do túnel do cardã diminuindo o desgaste.
Naturalmente, a BMW oferecerá essa modificação gratuitamente e sugerirá que não há necessidade de consultas urgentes com seu revendedor local para resolver o problema imediatamente. É aconselhável aguardar sua próxima consulta de serviços agendada, de acordo com os alemães.
No total, 440.000 motos produzidas entre 2013 e 2021 estão sujeitas ao recall. A BMW Motorrad está ciente do problema há algum tempo e, desde outubro de 2021 instala todas as motocicletas R1200GS e R1250GS com o orifício de ventilação. É bem provável que essa campanha também seja realizada no Brasil.