A BMW solicitou os direitos da palavra “Transcontinental” que vai batizar uma nova versão da recém-lançada custom R18. Com um grande painel frontal e malas laterais rígidas, o modelo visa enfrentar a Harley-Davidson Ultra Glide.
Mas os desenhos revelam que há mais do que um para-brisa e alforjes. O ângulo de direção é mais íngreme (sugerindo que a estrutura de aço tubular foi modificada), o tanque de combustível é maior, os para-lamas são mais longos e envolventes e o assento é outro.
Naturalmente, o conjunto óptico visa proteger melhor os passageiros do vento e oferecer uma instrumentação muito mais abrangente, o que nesse segmento conta muito. Além de dois mostradores analógicos redondos, há uma enorme tela TFT permitindo controles de infotainment, conexão com o smartphone e navegação via satélite.
É bastante provável que a R18 “Transcontinental” venha equipada com o controle de cruzeiro adaptativo da Bosch, que estreou na R1250RT como opcional. O equipamento, que permite manter uma velocidade constante com o carro da frente, de ser oferecido de série no novo modelo.
Um protótipo já foi avistado em testes há mais de um ano, virtualmente idêntico a esses desenhos, mas que não foi apresentado no lançamento em março nem na segunda versão há algumas semanas. Isso porque, se a BMW planeja utilizar o nome “Transcontinental” na nova moto, seu lançamento ainda pode demorar alguns meses.
As autoridades de marcas registradas geralmente permitem três meses após a publicação para que sejam levantadas objeções sobre novas marcas. Apenas após esse período é que elas são concedidas aos novos candidatos. Isso significa que, se o processo correr bem, os direitos do nome serão concedidos à BMW no início de março de 2021.