Pouco mais de um ano atrás revelamos as imagens de uma versão maior e mais volumosa da BMW R18. Agora, documentos de certificação dos Estados Unidos confirmam não apenas um, mas dois novos modelos para 2022.
Os documentos do California Air Resources Board (CARB) revelam que quatro versões da R18 estão programadas para 2022: a Básica e a Classic (ambas já apresentadas), que serão acompanhadas das inéditas “R18 B” e “R18 Transcontinental”.
Já falamos da Transcontinental aqui. Registros de patente efetuados no Brasil revelaram a existência do modelo em fevereiro de 2020, que conta com um grande painel frontal estilo Harley-Davidson Ultra Glide e malas laterais rígidas.
Em dezembro do mesmo ano, novamente a BMW entrou com o pedido de solicitação para o nome R18 Transcontinental. Além disso, protótipos com essa configuração já haviam sido flagrados em testes antes mesmo do lançamento da R18.
Aprovados em 9 de março, os documentos do CARB revelam que todas utilizam o mesmo motor “Big Boxer” de 1.802 cm³, mas diferenciam-se no peso. A nova R18 B pesa 480 kg e a Transcontinental, estonteantes 510 kg já abastecida, mas sem piloto.
Tudo indica que a “R18 B” será a versão bagger da motocicleta, ou seja, sem o encosto para o garupa, enquanto que a Transcontinental é a versão completa, da mesma forma como a Honda divide a GL1800 Gold Wing.
E quando deveremos ver as motos prontas? Com a pandemia ainda em curso e a desistência da BMW de participar de quaisquer salões futuros, é bastante provável que elas sejam reveladas apenas online, uma de cada vez, em momentos chave do ano.