Conforme o esperado, a BMW Motorrad apresentou hoje (11) mais um modelo para a sua linha custom chamada “R18 Roctane”. Mais esportiva, com pintura escurecida e sem cromados, essa versão busca maior empatia com o público jovem.
A Roctane já havia aparecido na forma de um conceito em 2019, antes mesmo da linha R18 estrear oficialmente em abril de 2020. O modelo também já fora flagrado em documentos de homologação nos Estados Unidos no mês passado.
Mecanicamente, a moto é quase a mesma do resto da linha, centrada em um enorme motor “Big Boxer” de 1.800cc, que entrega 92,2 cv a 4.750 rpm e 15 kgf.m. a 3.000 rpm. A Roctane também compartilha a mesma estrutura de aço tubular, com o assento a apenas 720 mm do solo.
As diferenças ficam por conta do visual escurecido, com acabamento em preto brilhante e fosco que lhe dá um ar misterioso. O farol redondo de LED está envolvido em uma moldura preta, assim como os tubos dos garfos, ponteiras de escapamento e tampas do motor, que se alargam pelas laterais.
As rodas também são diferentes, versões de alumínio fundido com formato elegante e diâmetros maiores, 120/70-21 na dianteira, 180/55-18 na traseira. O ângulo de direção é mais plano em 2 graus; passou de 57,3º para 55,3º. São 3 discos de freio, cada um de 300 mm, 2 na frente, 1 atrás.
Em termos eletrônicos, a R18 Roctane recebe três modos de pilotagem, ‘Rain’, ‘Roll’ e ‘Rock’, bem como punhos com aquecimento, ignição sem chave, controle de subidas e muito mais. Há também uma marcha à ré, o que deve ajudar a evitar tombos embaraçosos ao estacionar o monstro de 374 kg.
A Roctane também está vestida com um par de malas laterais oferecendo 27 litros cada, mais do que os 11,5 litros da R18 Classic e que vem com bolsos internos práticos, pintados na cor do veículo. A moto ainda tem como opcionais um para-brisa, faróis auxiliares e indicadores suspensos.
Disponível na cor preta ou em duas opções de cinza (Mineralgrau Metallic Matt e Manhattan Metallic Matt), a R18 Roctane começa a ser entregue nos concessionários europeus da BMW a partir de julho. O preço anunciado na Alemanha é de 25.500 euros.