Parece que não precisaremos esperar muito mais para ver a novíssima BMW R18 em suas formas definitivas. A marca alemã finalmente estabeleceu uma data de lançamento para a sua primeira custom em mais de 15 anos.
A motocicleta, que vem sendo mostrada aos poucos há mais de um ano em versões customizadas e conceituais em torno de um novíssimo motor Boxer de 1.800cc será apresentada oficialmente no dia 3 de abril, uma sexta-feira.
O motor em si já foi apresentado com todas as suas especificações reveladas. Com refrigeração mista ar/óleo, quatro válvulas por cilindro e um balancim extra (para amenizar as vibrações), o engenho é capaz de fornecer 92,2 cavalos a 4.750 rpm e 15 kgf.m entre 2.000 rpm e 4.000 rpm.
Também já foram flagrados vários protótipos sendo testados em versões Touring, Bagger e Bobber, o que demonstra claramente os planos da BMW de estabelecer uma verdadeira linha custom com a R18. O objetivo é simples: oferecer uma alternativa “alemã” ao estilo que é completamente dominado pelas norte-americanas Harley-Davidson e Indian.
A BMW sempre gostou do segmento cruiser/touring. Embora a sua última custom legítima tenha sido a R1200C, descontinuada em 2004, a marca alemã não deixou de marcar presença com a linha K1600 composta pelas versões, GTL, Bagger e Grand America. A nova R18 tem tudo para ser um dos modelos mais interessantes do ano.