A BMW Motorrad do Brasil confirmou que deve disponibilizar a R18 no país ainda no segundo semestre de 2022. A motocicleta, totalmente inédita, é a primeira custom da marca alemã em 15 anos e tem o motor boxer de maior deslocamento já produzido.
Apresentada em abril de 2020, no auge da pandemia, a R18 marcou o retorno da BMW ao segmento custom desde quando a R1200C deixara de ser produzida em 2004. Embora o objetivo seja claramente brigar com as Harley-Davidson, eles afirmam que a inspiração vem dos próprios modelos históricos da marca, como a R5 de 1936.
Tudo gira em torno do motor, um enorme dois cilindros contrapostos de 1.800cc que desenvolve 92,2 cv de potência e 15 kgf.m quase totalmente disponíveis a 2.000 rpm. Com 110,8 kg não é a toa que o propulsor ganhou o apelido de “Big Boxer”. Uma marcha ré foi instalada para ajudar nas movimentações.
O design geral é totalmente custom, ou seja, com um enorme entre-eixos, dianteira alta e traseira baixa. A suspensão conta com garfos telescópicos convencionais de 49 mm (sem regulagem) e amortecedor único traseiro escondido. As rodas são de 19 e 16 polegadas. Discos duplos de 300mm e pinças de 4 pistões garantem a frenagem.
Como toda BMW, a R18 é boa de eletrônica. A moto conta com três modos de pilotagem, controle de tração, controle de cruzeiro, controle de colina, controle de torque, acelerador ride-by-wire, ignição sem chave, luzes que acompanham o movimento do guidão nas curvas, ABS e manoplas com aquecimento.
Nesses dois anos, a BMW foi incrementando a linha aos poucos. A standard veio primeiro, depois surgiu a Classic, a Bagger e a Transcontinental, a mais bem equipada, para brigar com Harley-Davidson CVO Road Glide e Honda GL1800 Gold Wing. Os alemães não disseram quais modelos vem nem o preço, mas prepare-se. São caríssimas.