A BMW Motorrad do Brasil anunciou hoje (17) que um lote da R18 comemorativa de 100 anos da divisão de motocicletas da empresa será disponibilizada no país. São apenas 30 unidades.
Anunciada em dezembro do ano passado, a versão comemorativa se destaca pela pintura preta com superfícies cromadas, listras brancas e um emblema exclusivo. Tudo faz referência à BMW R32, primeira motocicleta da marca apresentada ao público em setembro de 1923.
A poderosa custom ainda traz, como diferenciais, ponteiras Akrapovič cromadas (com saída em formato de hélice), assento em couro legítimo (do pacote de acessórios 719), farol adaptativo, controle de cruzeiro eletrônico e punhos aquecidos.
Mecanicamente trata-se da mesma R18, ou seja, com o motor “Big Boxer” de 1.800 cm³ que rende 91 cv e 15 kgf.m quase totalmente disponíveis a meros 2.000 rpm. As rodas são de 19 e 16 polegadas e as suspensões contam com garfos telescópicos convencionais de 49 mm, sem regulagem.
Apesar disso, a R18 vem cheia de tecnologia, com três modos de pilotagem, controle de tração, controle de cruzeiro, controle de colina, controle de torque, acelerador ride-by-wire, ignição sem chave, luzes que acompanham o movimento do guidão nas curvas e ABS em curvas.
Apenas 30 unidades serão disponibilizadas no Brasil, de um total de 1.923 unidades globalmente. Sim, você leu certo, faz referência ao ano de 1923. Eles não se atreveram a divulgar o preço. Mas deve ser mais do que os R$ 154.500,00 pedidos pela R18 convencional.
Com todo esse “alinhamento cósmico” cuidadosamente planejado, o próximo mês de setembro promete ser o mais festivo da história da BMW Motorrad, culminando com a apresentação da novíssima R1300GS em plena fábrica de Berlim, entre outras atrações.