A BMW Motorrad começou a divulgar em suas redes sociais teasers indicando a chegada de um novo modelo. Ao que tudo indica, é a R1300R, que possui a mesma motorização da R1300GS.
O teaser mostra a silhueta da motocicleta, claramente uma roadster de grande deslocamento em uma estrada pavimentada ao entardecer. Já dá para ver que o guidão é largo e os espelhos retrovisores estão em suas extremidades. O conjunto óptico está reunido em uma só peça e a rabeta é mínima.
Temos boas razões para acreditar que esta é a R1300R. A BMW sempre lança na frente a moto chefe da família boxer, ou seja, a R1300GS, o que aconteceu em setembro de 2023. Leva cerca de um ano e meio até que suas versões a acompanhem. Foi assim com o motor de 1250cc e com o de 1200cc.
Em segundo lugar, a R 1300 R já foi homologada pela agência norte-americana de poluentes (o CARB) como um modelo 2026, assim como as versões R1300RS e R1300RT, além da R1200 G/S apresentada na semana passada. Ou seja, já está tudo pronto.
O que podemos esperar da R1300R? Naturalmente o mesmo motor Boxer de exatos 1.300 cm³ que desenvolve 145 cv a 7.750 rpm e 149 Nm de torque a 6.500 rpm com sistema eletrônico de válvulas variáeis, o chamado “ShiftCam” da BMW.
O chassi, no entanto, deve ser completamente diferente, mais baixo e projetado para rodar com rodas de 17 polegadas em estradas asfaltadas. A suspensão, os braços Paralever e Telelever patenteados pela BMW, também devem possuir um acerto bem mais duro e rígido para essas condições.
Sendo uma BMW topo de linha, espere pelo melhor em termos de eletrônica, ou seja, ABS em curvas, controle de cruzeiro baseado em radares e a nova transmissão automática (ASA), com embreagem automatizada, o que permite trocar de marchas manualmente ou deixá-la automática.
Com a atual R1250R custando cerca de 16.000 euros na Alemanha, não espere menos pela R1300R, ainda mais com as novas tarifas que estão sendo aplicadas globalmente. Sua chegada ao Brasil não é certa, mas possível, já que a BMW Motorrad tem uma fábrica aqui.