A BMW Motorrad apresentou hoje (10) a R1300R, modelo naked que conta com o mesmo powertrain da aclamada R1300GS. Aqui, no entanto, o enfoque é fazer bonito nas ruas e estradas.
Embora a R1300GS seja – de longe – a motocicleta mais vendida da linha boxer, a BMW aproveita esse motor em outros modelos, cada um com uma finalidade diferente. No caso da R1300R, o objetivo é oferecer uma roadster adulta, estável e prática, com torque abundante para serpentear o trânsito.
Como você pode imaginar, a R1300R entra em cena para substituir a R1250R introduzida em 2019 e conta com o mesmo propulsor de exatos 1.300 cm³ capaz de produzir 145 cv a 7.750 rpm e saudáveis 149 Nm de torque a 6.500 rpm (na R1250R eram 136 cv e 143 Nm).
Como esse motor também é mais compacto e 1,4 kg mais leve, a R1300R está mais rápida e agressiva do que sua antecessora, por isso a posição de pilotagem foi levada mais para a frentee e as pedaleiras mais para trás para atrair o piloto em direção à roda dianteira. O guidão também está mais plano.
Esse guidão pode ser giradao em 180 graus, se desejado, afastando as manoplas em mais 10 mm do piloto, para uma postura ainda mais esportiva. De série, o assento tem 785 mm, mas pode ser aumentado para 810 mm consultando o catálogo de opcionais.
Também foram feitas mudanças significativas no quadro, com a antiga estrutura tubular de aço substituída por uma nova de chapas metálicas, com níveis mais elevados de rigidez. Um novo subchassi de alumínio fundido também está presente. Como é uma irmã da R1300GS, a balança traseira é monobraço.
As duas novas rodas de alumínio fundido são 1,4 kg mais leves. Há também um par de garfos dianteiros invertidos e é possível equipar o Ajuste Dinâmico de Suspensão (DSA) eletrônico para ajustar a rigidez do amortecedor traseiro com base no modo selecionado, nas ações do piloto em tempo real.
A R1300R conta com três modos de pilotagem de série, “Rain”, “Road” e “Eco”. Os modos “Dynamic” e “Dynamic Pro” também podem ser equipados, com outras intervenções, incluindo ABS em curvas e uma função MSR para evitar o travamento das rodas traseiras durante reduções de marcha.
Como esperado, o câmbio automatizado (ASA) também está disponível, como uma opção alternativa avançada ao assistente de troca de marchas Pro (equipamento opcional). E lhe dá a opção de escolher entre trocas semi automáticas de 6 marchas ou totalmente automáticas.
Atualmente a R1300R encontra-se em uma posição bastante única no mercado. Como a Ducati Monster 1200 não é mais produzida, há poucas rivais semelhantes, mesmo na Europa, com a Triumph Speed Twin 1200 e a Moto Guzzi V100 Mandello sendo as mais próximas.
A nova BMW R1300R deve chegar aos concessionários europeus em julho em várias cores por cerca de 17.000 euros, cerca de 1000 euros a mais do que a R1250R. Os outros modelos da linha Boxer, R1300RS parcialmente carenada, R1300RT devem ser apresentados nos próximos meses.





