Talvez o maior lançamento de 2023, a nova BMW R1300GS marca o início de uma nova era, pois rompe com os padrões da R1250GS anterior. Colocamos as fichas técnicas de ambas as motos lado a lado para vermos melhor as diferenças.
Comecemos pelo impacto estético. Nos últimos anos, ficou óbvio o esforço da BMW em compactar a motocicleta. A R1250GS já era visivelmente menor que a R1200GS e o mesmo pode ser dito sobre a R1300GS, apesar de possuir um motor com maior deslocamento.
A principal mudança claramente foi o conjunto óptico dianteiro, que abandonou os tradicionais faróis assimétricos por um design mais harmônico. Para alguns soou como uma traição às origens, porém o novo visual pode soar mais agradável a uma parcela maior de clientes.
Há uma função técnica para isso também: a dianteira redesenhada permite uma seção frontal bastante pequena, um perfil mais recuado e também cria espaço para integração do radar, que possibilitou a chegada do controle de cruzeiro adaptativo à GS.
Na traseira, o novo quadro em alumínio fundido confere um aspecto menos andrógino e mais elegante e esguio. O eixo traseiro parece ainda mais fino e compacto, embora tenha sido reforçado para minimizar os problemas recorrentes no eixo cardã nas gerações anteriores.
Dimensões e pesos
O comprimento da R1300GS foi alongado, 2.212 mm, enquanto a R1250GS tem 2.207 mm. A distância entre eixos também é maior, 1.518 mm contra 1.514 mm. Geralmente isso se traduz em mais estabilidade. A altura do assento permanece inalterada em 850 mm na posição padrão.
A altura máxima, incluindo o para brisa, também foi reduzida, de 1.430 mm para 1.406 mm, no que pode ser uma estratégia para tornar a motocicleta mais convidativa a clientes de estatura mediana. A largura aumentou de 952,5 mm para 1.000 mm, incluindo os novos protetores de mão.
O visual menor cobrou seu preço no tanque de combustível, que passou de 20 para 19 litros, com a reserva permanecendo em 4 litros. A dieta de emagrecimento fez com que a R1300GS perdesse 12 kg, passando de 249 kg para 237 kg em ordem de marcha, com todos os fluídos necessários.
Isso também só se tornou possível graças a supressão de alguns acessórios importantes, como o cavalete central e a roda de ajuste do amortecedor traseiro de série, novamente desagradando os mais puristas. O peso máximo permitido de 465 kg permaneceu inalterado.
Motor
A nova versão do motor “boxer” manteve o comando de válvulas variável ShiftCam e a mesma arquitetura de seu antecessor com duas árvores de cames no cabeçote acionadas por engrenagens, um eixo balanceador e refrigeração mista, ar e a líquido.
O curso e o diâmetro dos cilindros passou de 102,5 mm x 76 mm na R1250GS para 106,5 mm x 73 mm na R1300GS, no que resultou em um aumento na capacidade volumétrica de 1.254 cm³ para exatos 1.300 cm³. A taxa de compressão também aumentou, de 12,5: 1 para 13,3: 1.
Como previsto, isso resultou em um aumento de potência, que passou dos 136 cv a 7.750 rpm na R1250GS para 145 cv na R1300GS, na mesma rotação. O torque saiu de 143 Nm a 6.250 rpm para 149 Nm a 6.500 rpm, um aumento de 5 Nm ao custo de apenas 250 rpm a mais.
O aumento da potência e da cilindrada também leva inexoravelmente a um aumento no consumo de combustível. Porém, de acordo com a BMW, o aumento foi irrisório: 4,8 litros de gasolina consumida a cada 100 km, contra 4,75 do motor anterior, quase um empate.
Parte ciclística
A ciclística foi a parte que menos mudou na R1300GS, pelo menos em termos de conceito. O esquema de suspensões Paralever e Telelever, marca registrada da BMW, ainda está lá, e é considerado essencial para a aventureira alemã, pois reduz o afundamento da dianteira em frenagens fortes.
O conjunto, entretanto, foi revisado para serem mais leves, rígidos e com sensação de direção e feedback mais precisos. A dianteira está um pouquinho mais macia, 192 mm de viagem, enquanto a anterior ia até 190 mm. A traseira permaneceu na mesma, 200 mm.
As rodas permaneceram com as mesmas dimensões, 19″ e 17 polegadas, com pneus 120/70 e 170/60. Os discos de freio dianteiros, por outro lado passaram de 305 mm para 310 mm, enquanto o traseiro passou de 276 mm para 285 mm.
O ângulo de direção foi reduzido de 64,3º na R1250GS para 63,8º na R1300GS, novamente, pouca coisa, mas que pode dificultar as manobras em espaços apertados. Corroborando o aumento da distância entre eixos, o ângulo de caster aumentou de 100,6 mm para 112 mm.
BMW R 1250 GS 2019 – Ficha técnica
MOTOR | ||
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Tipo | Twin boxer de quatro tempos com válvulas variáveis ShiftCam | |
Deslocamento | 1.254 cm³ | |
Diâmetro x curso | 102,5 x 76 mm | |
Potência | 136 cv a 7.750 rpm | |
Torque | 143 Nm a 6.250 rpm | |
Compressão | 12,5:1 | |
Embreagem | Embreagem deslizante em banho de óleo | |
CHASSI | ||
Tipo | Aço tubular, motor como membro estressado | |
Suspensão dianteira | Telelever com barras de 37 mm, curso de 190 mm | |
suspensão traseira | Paralever com monoshock, curso de 200 mm | |
Roda dianteira | 120/70R19″ | |
roda traseira | 170/60R17″ | |
Freio dianteiro | Disco duplo de 305 mm com pinças radiais de quatro pistões, ABS | |
Freio traseiro | Disco de 276 mm com pinça de dois pistões, ABS | |
DIMENSÕES E PESOS | ||
Comprimento | 2.207 mm | |
Entre Eixos | 1.525 mm | |
ângulo | 62,9º | |
Avanço | 109 mm | |
Largura | 952 mm | |
Peso bruto | 249kg | |
Tanque | 20 litros | |
BMW R 1300 GS 2024 – Ficha técnica
MOTOR | ||
---|---|---|
Tipo | Twin boxer de quatro tempos com válvulas variáveis ShiftCam | |
Deslocamento | 1.300 cm³ | |
Potência | 145 cv a 7.750 rpm | |
Torque | 149 Nm a 6.500 rpm | |
Diâmetro x curso | 106,5 x 73 mm | |
Injeção | Injeção eletrônica de combustível | |
Transmissão | Seis velocidades, embreagem deslizante em banho de óleo | |
Comando final | Eixo Cardã | |
CHASSI | ||
Tipo | Dupla longarina de aço com motor como parte estrutural | |
Suspensão dianteira | EVO Telelever ajustável eletronicamente, curso de 192 mm | |
suspensão traseira | EVO Paralever ajustável eletronicamente, curso de 200 mm | |
Roda da frente | 120/70-19 | |
roda traseira | 170/60-17 | |
Freio dianteiro | Disco duplo de 310 mm com pinças de quatro pistões montadas radialmente, ABS | |
Freio traseiro | Disco simples de 285 mm com pinça de dois pistões, ABS | |
DIMENSÕES E PESOS | ||
Peso bruto | 237 kg | |
Comprimento | 2.212 mm | |
Largura | 1.000 mm | |
Altura | 1.406 mm | |
Altura do assento | 850mm | |
Entre eixos | 1.518 mm | |
Depósito | 19 litros | |