Skip to content
Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticas

Informação de qualidade em duas rodas.

  • Notícias
    • Recall
    • Matérias Especiais
  • Segredos
  • Alta Rotação
    • MotoGP
      • Moto2
      • Moto3
    • WorldSBK
    • MotoE
    • Endurance
    • Road Racing
      • Ilha de Man
      • North West 200
      • Macau
      • Ulster Grand Prix
    • Superbike Brasil
    • Moto1000GP
    • Off Road
  • História
    • Motos Históricas
  • Technik
  • Conceitos e Customizações
  • Vídeos
  • Technik

BMW R1300GS vs. BMW R1250GS: o que dizem os números?

Lucas Carioli 2 de janeiro de 2024

Talvez o maior lançamento de 2023, a nova BMW R1300GS marca o início de uma nova era, pois rompe com os padrões da R1250GS anterior. Colocamos as fichas técnicas de ambas as motos lado a lado para vermos melhor as diferenças.

Comecemos pelo impacto estético. Nos últimos anos, ficou óbvio o esforço da BMW em compactar a motocicleta. A R1250GS já era visivelmente menor que a R1200GS e o mesmo pode ser dito sobre a R1300GS, apesar de possuir um motor com maior deslocamento.

A principal mudança claramente foi o conjunto óptico dianteiro, que abandonou os tradicionais faróis assimétricos por um design mais harmônico. Para alguns soou como uma traição às origens, porém o novo visual pode soar mais agradável a uma parcela maior de clientes.

Há uma função técnica para isso também: a dianteira redesenhada permite uma seção frontal bastante pequena, um perfil mais recuado e também cria espaço para integração do radar, que possibilitou a chegada do controle de cruzeiro adaptativo à GS.

Na traseira, o novo quadro em alumínio fundido confere um aspecto menos andrógino e mais elegante e esguio. O eixo traseiro parece ainda mais fino e compacto, embora tenha sido reforçado para minimizar os problemas recorrentes no eixo cardã nas gerações anteriores.

Dimensões e pesos

O comprimento da R1300GS foi alongado, 2.212 mm, enquanto a R1250GS tem 2.207 mm. A distância entre eixos também é maior, 1.518 mm contra 1.514 mm. Geralmente isso se traduz em mais estabilidade. A altura do assento permanece inalterada em 850 mm na posição padrão.

A altura máxima, incluindo o para brisa, também foi reduzida, de 1.430 mm para 1.406 mm, no que pode ser uma estratégia para tornar a motocicleta mais convidativa a clientes de estatura mediana. A largura aumentou de 952,5 mm para 1.000 mm, incluindo os novos protetores de mão.

O visual menor cobrou seu preço no tanque de combustível, que passou de 20 para 19 litros, com a reserva permanecendo em 4 litros. A dieta de emagrecimento fez com que a R1300GS perdesse 12 kg, passando de 249 kg para 237 kg em ordem de marcha, com todos os fluídos necessários.

Isso também só se tornou possível graças a supressão de alguns acessórios importantes, como o cavalete central e a roda de ajuste do amortecedor traseiro de série, novamente desagradando os mais puristas. O peso máximo permitido de 465 kg permaneceu inalterado.

Motor

A nova versão do motor “boxer” manteve o comando de válvulas variável ShiftCam e a mesma arquitetura de seu antecessor com duas árvores de cames no cabeçote acionadas por engrenagens, um eixo balanceador e refrigeração mista, ar e a líquido.

O curso e o diâmetro dos cilindros passou de 102,5 mm x 76 mm na R1250GS para 106,5 mm x 73 mm na R1300GS, no que resultou em um aumento na capacidade volumétrica de 1.254 cm³ para exatos 1.300 cm³. A taxa de compressão também aumentou, de 12,5: 1 para 13,3: 1.

Como previsto, isso resultou em um aumento de potência, que passou dos 136 cv a 7.750 rpm na R1250GS para 145 cv na R1300GS, na mesma rotação. O torque saiu de 143 Nm a 6.250 rpm para 149 Nm a 6.500 rpm, um aumento de 5 Nm ao custo de apenas 250 rpm a mais.

O aumento da potência e da cilindrada também leva inexoravelmente a um aumento no consumo de combustível. Porém, de acordo com a BMW, o aumento foi irrisório: 4,8 litros de gasolina consumida a cada 100 km, contra 4,75 do motor anterior, quase um empate.

Parte ciclística

A ciclística foi a parte que menos mudou na R1300GS, pelo menos em termos de conceito. O esquema de suspensões Paralever e Telelever, marca registrada da BMW, ainda está lá, e é considerado essencial para a aventureira alemã, pois reduz o afundamento da dianteira em frenagens fortes.

O conjunto, entretanto, foi revisado para serem mais leves, rígidos e com sensação de direção e feedback mais precisos. A dianteira está um pouquinho mais macia, 192 mm de viagem, enquanto a anterior ia até 190 mm. A traseira permaneceu na mesma, 200 mm.

As rodas permaneceram com as mesmas dimensões, 19″ e 17 polegadas, com pneus 120/70 e 170/60. Os discos de freio dianteiros, por outro lado passaram de 305 mm para 310 mm, enquanto o traseiro passou de 276 mm para 285 mm.

O ângulo de direção foi reduzido de 64,3º na R1250GS para 63,8º na R1300GS, novamente, pouca coisa, mas que pode dificultar as manobras em espaços apertados. Corroborando o aumento da distância entre eixos, o ângulo de caster aumentou de 100,6 mm para 112 mm.

BMW R 1250 GS 2019 – Ficha técnica

MOTOR
TipoTwin boxer de quatro tempos com válvulas variáveis ShiftCam
Deslocamento1.254 cm³
Diâmetro x curso102,5 x 76 mm
Potência136 cv a 7.750 rpm
Torque143 Nm a 6.250 rpm
Compressão12,5:1
EmbreagemEmbreagem deslizante em banho de óleo
CHASSI
TipoAço tubular, motor como membro estressado
Suspensão dianteiraTelelever com barras de 37 mm, curso de 190 mm
suspensão traseiraParalever com monoshock, curso de 200 mm
Roda dianteira120/70R19″
roda traseira170/60R17″
Freio dianteiroDisco duplo de 305 mm com pinças radiais de quatro pistões, ABS
Freio traseiroDisco de 276 mm com pinça de dois pistões, ABS
DIMENSÕES E PESOS
Comprimento2.207 mm
Entre Eixos1.525 mm
ângulo62,9º
Avanço109 mm
Largura952 mm
Peso bruto249kg
Tanque20 litros

BMW R 1300 GS 2024 – Ficha técnica

MOTOR
TipoTwin boxer de quatro tempos com válvulas variáveis ShiftCam
Deslocamento1.300 cm³
Potência145 cv a 7.750 rpm
Torque149 Nm a 6.500 rpm
Diâmetro x curso106,5 x 73 mm
InjeçãoInjeção eletrônica de combustível
TransmissãoSeis velocidades, embreagem deslizante em banho de óleo
Comando finalEixo Cardã
CHASSI
TipoDupla longarina de aço com motor como parte estrutural
Suspensão dianteiraEVO Telelever ajustável eletronicamente, curso de 192 mm
suspensão traseiraEVO Paralever ajustável eletronicamente, curso de 200 mm
Roda da frente120/70-19
roda traseira170/60-17
Freio dianteiroDisco duplo de 310 mm com pinças de quatro pistões montadas radialmente, ABS
Freio traseiroDisco simples de 285 mm com pinça de dois pistões, ABS
DIMENSÕES E PESOS
Peso bruto237 kg
Comprimento2.212 mm
Largura1.000 mm
Altura1.406 mm
Altura do assento850mm
Entre eixos1.518 mm
Depósito19 litros
Tags: BMW BMW Motorrad R1250GS R1300GS Slider Technik

Continue Reading

Previous: Veja como funciona o revolucionário sistema de suspensão da Bimota Tesi
Next: Óleo mineral ou sintético? Qual é o melhor para sua moto?

Leia também

Embreagem de cárter seco vs úmido: quais as diferenças?
  • Technik

Embreagem de cárter seco vs úmido: quais as diferenças?

17 de maio de 2024
Gasolina cara? 10 dicas para economizar combustível
  • Technik

Gasolina cara? 10 dicas para economizar combustível

2 de fevereiro de 2024
Óleo mineral ou sintético? Qual é o melhor para sua moto?
  • Technik

Óleo mineral ou sintético? Qual é o melhor para sua moto?

18 de janeiro de 2024

Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticias© Todos os direitos reservados | DarkNews by AF themes.