No mês passado antecipamos a chegada de uma BMW R1300GS (ou até R1400GS) em breve. Agora descobrimos os seus primeiros registros de patente que parecem conter um interessante apêndice aerodinâmico.
O sistema é projetado para aumentar a proteção contra intempéries. Aparentemente funciona de forma mecânica, com uma espécie de suspensão elástica de mola para manter o vento e a chuva longe do condutor em baixas velocidades e, sob certas circunstâncias, aninham-se gradualmente contra a carenagem em pressões de vento mais altas.
Na mesma patente, a BMW descreve uma segunda versão desses defletores de ar como asas fixas na carenagem, que possuem elementos flexíveis ou elásticos na extremidade traseira que mudam de forma em velocidades mais altas. Lembra um pouco os spoilers elétricos da Moto Guzzi V 100 Mandello.
Na moto italiana, no entanto, esse sistema funciona de forma exatamente oposta, ou seja, os flaps se estendem eletricamente e devem oferecer mais proteção contra o vento em velocidades mais altas e garantir mais estabilidade. Na R1300GS, o objetivo seria aumentar o conforto em baixas velocidades.
A patente mostra uma GS com três desses elementos instalados em cada lado. Um no nível dos pés, um no nível dos joelhos e um no nível com os quadris. Em outras palavras, todas as partes do corpo expostas ao vento que não estão protegidas atrás da carenagem.
Então, além de um motor aumentado, a nova BMW R1300GS virá com asas espalhadas em toda a sua carroceria? Não necessariamente. Nem todo projeto patenteado vê a luz do dia. O fato é que a BMW parece ter grandes planos para os próximos modelos de sua principal motocicleta adventure.