A BMW Motorrad desenvolveu um sistema inteligente de alerta de colisão frontal inédito no motociclismo, que deve estrear nos próximos meses na nova BMW R1300GS. Veja aqui como funciona a novidade.
O sistema, chamado Front Colision Warning (FCW) segue os passos ABS, do controle de tração e do controle de cruzeiro inteligente, que chegaram às motocicletas 10 a 20 anos depois dos automóveis. Os avisos de colisão frontal apareceram nos carros por volta de 2010 e agora é a nossa vez.
Um sensor de radar na dianteira monitora a estrada à frente, identifica qualquer veículo lá e compara sua velocidade com a da moto. Se as somas sugerirem que a moto está se aproximando do tráfego muito rapidamente, e pode haver uma colisão, o aviso é acionado.
Uma observação importante a destacar é que este não é um sistema de prevenção de colisões – não veio para impedir que uma colisão aconteça por conta própria, como nos carros. Como bem sabemos, em uma moto, esse tipo de intrusão poderia causar um acidente – antes do acidente.
De acordo com a BMW, o FCW foi projetado para funcionar entre 30 e 160 km/h. Mas você precisa estar em um modo de condução em que o ABS esteja totalmente ativo (como o Road, Rain ou Dynamic, mas não o Enduro Pro) e ter o sistema ativado no menu.
Nessas condições, o radar fica sempre ativo e calculando em tempo real a diferença de velocidade de sua moto para o veículo mais próximo a sua frente. Se calcular uma situação potencialmente crítica, o sistema primeiro dá ao motociclista um pré-aviso.
Esse aviso começa com um alerta visual, um pequeno ícone vermelho em forma de carro que acende no painel. Para reforçar, caso o piloto não esteja olhando, haverá um alerta físico que vem de dois pulsos rápidos de pressão de freio gerados pela bomba ABS.
A BMW garante que o pulso não desacelera a moto e é suave o suficiente para não desestabilizá-la. A ideia é simplesmente chamar a atenção do motociclista que pode estar, digamos, olhando a paisagem e trazer o foco de volta para a estrada.
Se o motociclista não responder ao pré-aviso e o sistema achar que a situação parece cada vez mais crítica, ele fará um aviso mais contundente. O alerta visual fica maior, um ícone de carro vermelho muito maior praticamente preenche todo o painel da moto.
É aí que vem a parte mais impressionante: a moto aplica os freios suavemente para você. Uma desaceleração limitada a apenas 4,4 m/s2, que é aproximadamente metade da taxa em que um piloto experiente pode parar. A BMW chama isso de “suporte de frenagem”.
O objetivo é desacelerar a moto apenas o suficiente para lhe dar mais tempo de reação. Mas ainda cabe a você pressionar os freios com mais força ou executar uma manobra de evasão. Por isso esse sistema de alerta de colisão é feito especificamente para motos, não é uma mera adaptação dos carros.
O interessante é que o sistema inteligente possui uma espécie de “estimador de atenção do piloto”, de modo que se ele observar que você é um motociclista atento, será menos presente com avisos de atenção. Por outro lado, se notar sinais consistentes com distração, fará o oposto.
Posso desativar o aviso de colisão frontal? Sim absolutamente. A BMW diz que você pode desligar todo o sistema no menu, se preferir, e se o fizer, ele permanecerá desativado mesmo quando você desligar e ligar a moto novamente. Do mesmo modo, também é possível desligar apenas o pulso.
Tudo indica que o sistema será lançado com grande estardalhaço na apresentação da R1300GS em 28 de setembro. Com o tempo, o FCW, sem dúvida, se espalhará pela linha. A R1250RT é a próxima candidata mais provável a tê-lo, já que é o único modelo existente da marca com radar atualmente.