A chegada da nova BMW R1300GS já é bem evidente através de fotos de protótipos. Agora também temos documentos de homologação que revelam ainda alguns detalhes técnicos da adventure.
Detalhes sobre a nova geração da motocicleta surgiram em dados de homologação de veículos na Suíça, O deslocamento volumétrico exato não é especificado, mas a nova GS reivindica uma potência máxima de 143,5 cv a 7.750 rpm, um aumento em relação ao motor atual de 134 cv a 7.750 rpm.
O pico de torque também mostra alguma melhoria, com a documentação listando 15,1 kgf.m a 6.500 rpm, em comparação com a R1250GS atual de 14,5 kgf.m a 6.250 rpm. Os papéis indicam uma velocidade máxima de 225 km/h, em comparação com 218 km/h do modelo atual.
Em outra parte da documentação suíça também temos acesso a números de peso e dimensões, como distância entre-eixos de 151,8 cm, enquanto a R1250GS tem 151,3 cm (e sua versão Adventure, 150,3 cm). No comprimento total, a R1300GS tem 221,2 cm e a atual, 220,7 cm.
Também há o peso ordem de marcha com um piloto de 75 kg e alguns acessórios de 335 kg. Calcular o peso total a partir deste número é apenas uma estimativa, mas modelo atual foi certificado com números semelhantes (334 kg), então a R1300GS em si deve pesar, pelo menos, 250,3 kg.
Os dados suíços confirmam que os tamanhos dos pneus permanecem inalterados, 120/70 R19 na dianteira e 170/60 R17 na traseira. O ABS está confirmado, o que não é surpresa para um modelo topo de linha. Não há nenhuma informação sobre a suspensão.
A R1300GS tem sido flagrada com regularidade em testes nos últimos dois anos. O último flagra aconteceu na semana passada e seus documentos de certificação corroboram que o lançamento está próximo e deve acontecer já como modelo 2024.