Desde 2021, a nova BMW R1300GS foi flagrada e fotografada diversas vezes como protótipo e as últimas fotos de espionagem mostram que o modelo está praticamente pronto. A única dúvida que resta é quando será o lançamento, que não deve demorar muito mais.
As fotos conseguidas pela imprensa alemã mostram dois protótipos que diferem em alguns componentes, como o protetor de cárter e as barras de proteção. Além disso, uma tem piscas na posição clássica, em braços na moldura do farol; na outra estão nos protetores de mão.
No ano passado, a R1300GS ainda estava camuflada em um vídeo (abaixo) conseguido no sul dos alpes italianos. Agora, o protótipo já pode ser visto quase sem disfarces com um conjunto óptico completamente redesenhado por uma razão bem simples: controle de cruzeiro adaptativo.
Tudo indica que a R1300GS será o segundo modelo da BMW a vir com o controle de cruzeiro baseado em radares, além de um assistente de pontos cegos, o que exige espaço para a montagem das câmeras que mesuram a distância para os veículos da frente.
Pouco se sabe a respeito do novo motor. A imprensa alemã acredita que a BMW obteve mais deslocamento por meio de um diâmetro maior mantendo o mesmo curso, estimados em 104 mm x 76 mm resultando em 1.291 cm³. O Euro 5+ também pode exigir uma ignição dupla.
Fotos de espionagem anteriores ainda sugerem que a BMW parece estar convertendo o “boxer” em um cárter semi-seco, o que atenua as enormes pulsações de pressão do motor em altas velocidades contínuas e que podem levar à formação de espuma no óleo.
As novas tampas do motor ainda indicam um novo sistema de refrigeração, que parece ser totalmente a líquido, incluindo os cilindros. Isso permite a extração de ainda mais potência, especulada entre 140 e 150 cv com pelo menos 145 Nm de torque.
Na parte ciclística, além de um novo quadro, também há um novo braço oscilante, claramente visíveis pelos pontos aparafusados diferentes. O objetivo é deixar a moto mais leve e compacta, além de minimizar as famosas quebras do eixo cardã relatadas nos modelos anteriores.
Tornar a GS mais leve é prioridade na BMW. Isso porque, atualmente, existem 6 quilos de diferença entre a Ducati Multistrada V4 e a R1250GS, além da maior potência, incríveis 170 cv da máquina italiana, contra “apenas” 136 cv da alemã, algo que deve ter tirado o sono desses engenheiros.
E a BMW agora tem outras rivais para se preocupar. Desde a introdução da última R1250GS, a Triumph atualizou bastante a Tiger 1200, a Honda fez o mesmo com a África Twin 1100 e a Harley-Davidson entrou na dança com a Pan America 1250 e seus respeitáveis 150 cv.
A grande GS é, disparada, a motocicleta mais procurada da BMW, respondendo por mais de 50% de suas vendas globalmente. É, portanto, chegado o momento da “rainha das adventures” mostrar o seu próximo passo. Quando isso acontecerá? Isso ainda é um mistério, mas com uma concorrência tão grande, eles não tem mais o direito de esperar muito. O que você acha?