Skip to content
Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticas

Informação de qualidade em duas rodas.

  • Notícias
    • Recall
    • Matérias Especiais
  • Segredos
  • Alta Rotação
    • MotoGP
      • Moto2
      • Moto3
    • WorldSBK
    • MotoE
    • Mundial de Endurance
    • Road Racing
      • TT na Ilha de Man
      • North West 200
      • Macau
      • Ulster Grand Prix
    • Superbike Brasil
    • Moto1000GP
    • Off Road
  • História
    • Motos Históricas
  • Technik
  • Conceitos e Customizações
  • Vídeos
  • Segredos

BMW R1300GS quase pronta. Lançamento pode vir ainda esse ano

Lucas Carioli 26 de maio de 2023

Desde 2021, a nova BMW R1300GS foi flagrada e fotografada diversas vezes como protótipo e as últimas fotos de espionagem mostram que o modelo está praticamente pronto. A única dúvida que resta é quando será o lançamento, que não deve demorar muito mais.

As fotos conseguidas pela imprensa alemã mostram dois protótipos que diferem em alguns componentes, como o protetor de cárter e as barras de proteção. Além disso, uma tem piscas na posição clássica, em braços na moldura do farol; na outra estão nos protetores de mão.

No ano passado, a R1300GS ainda estava camuflada em um vídeo (abaixo) conseguido no sul dos alpes italianos. Agora, o protótipo já pode ser visto quase sem disfarces com um conjunto óptico completamente redesenhado por uma razão bem simples: controle de cruzeiro adaptativo.

Tudo indica que a R1300GS será o segundo modelo da BMW a vir com o controle de cruzeiro baseado em radares, além de um assistente de pontos cegos, o que exige espaço para a montagem das câmeras que mesuram a distância para os veículos da frente.

Pouco se sabe a respeito do novo motor. A imprensa alemã acredita que a BMW obteve mais deslocamento por meio de um diâmetro maior mantendo o mesmo curso, estimados em 104 mm x 76 mm resultando em 1.291 cm³. O Euro 5+ também pode exigir uma ignição dupla.

Fotos de espionagem anteriores ainda sugerem que a BMW parece estar convertendo o “boxer” em um cárter semi-seco, o que atenua as enormes pulsações de pressão do motor em altas velocidades contínuas e que podem levar à formação de espuma no óleo.

As novas tampas do motor ainda indicam um novo sistema de refrigeração, que parece ser totalmente a líquido, incluindo os cilindros. Isso permite a extração de ainda mais potência, especulada entre 140 e 150 cv com pelo menos 145 Nm de torque.

Na parte ciclística, além de um novo quadro, também há um novo braço oscilante, claramente visíveis pelos pontos aparafusados diferentes. O objetivo é deixar a moto mais leve e compacta, além de minimizar as famosas quebras do eixo cardã relatadas nos modelos anteriores.

Tornar a GS mais leve é prioridade na BMW. Isso porque, atualmente, existem 6 quilos de diferença entre a Ducati Multistrada V4 e a R1250GS, além da maior potência, incríveis 170 cv da máquina italiana, contra “apenas” 136 cv da alemã, algo que deve ter tirado o sono desses engenheiros.

E a BMW agora tem outras rivais para se preocupar. Desde a introdução da última R1250GS, a Triumph atualizou bastante a Tiger 1200, a Honda fez o mesmo com a África Twin 1100 e a Harley-Davidson entrou na dança com a Pan America 1250 e seus respeitáveis 150 cv.

A grande GS é, disparada, a motocicleta mais procurada da BMW, respondendo por mais de 50% de suas vendas globalmente. É, portanto, chegado o momento da “rainha das adventures” mostrar o seu próximo passo. Quando isso acontecerá? Isso ainda é um mistério, mas com uma concorrência tão grande, eles não tem mais o direito de esperar muito. O que você acha?

Tags: BMW R1250GS R1300GS Segredos Slider

Continue Reading

Previous: Honda Africa Twin 1100 terá sistemas de radar
Next: BMW R1300GS terá 143 cv, revelam documentos

Leia também

Honda vai mostrar conceito retrô CB1000F SE nas 8 Horas de Suzuka
  • Segredos

Honda vai mostrar conceito retrô CB1000F SE nas 8 Horas de Suzuka

15 de julho de 2025
Honda patenteia superbike elétrica 
  • Segredos

Honda patenteia superbike elétrica 

15 de julho de 2025
Aprilia registra sigla “X GP” e logotipo
  • Segredos

Aprilia registra sigla “X GP” e logotipo

15 de julho de 2025

Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticias© Todos os direitos reservados | DarkNews by AF themes.