Um Recall está em andamento na Alemanha com a BMW R1300GS. O problema é nos interruptores do guidão, que recebem infiltração de água e podem fazer o motor desligar repentinamente.
De acordo com a revista Motorrad, os casos e as reclamações correspondentes aumentaram ao longo de 2024 e, no início desse mês, a Autoridade Federal de Transporte Automóvel da Alemanha (KBA) publicou uma campanha de recall.
Aparentemente, os comandos do guidão da R1300GS não são à prova d’água e quando alguma infliltração acontece, especialmente no lado direito, o motor da motocicleta pode desligar, o que naturalmente é uma condição perigosa.
“Uma falha no sistema elétrico do veículo pode levar à paragem do motor durante a condução“, disse a BMW em uma carta aos proprietários alemães. “A umidade pode penetrar no interruptor de combinação correto e levar a falhas funcionais.”
Para remediar a situação, a BMW pede que os clientes entrem em contato com o concessionário mais próximo e agende um horário para a inspeção. O interruptor do guião irá ser substituído por um componente melhorado gratuitamente.
O lado direito do guidão é composto pelos interruptores de acionamento e corta corrente, além do sistema de SOS automático da BMW. Como a motocicleta também é montada no Brasil praticamente sem alterações, é bem possível que a mesma campanha de Recall seja feita aqui em breve.