No ano passado, protótipos de uma R1250GS fortemente camuflados foram flagrados em testes. A única coisa que podíamos dizer era que o motor era novo. Agora, parece que a big trail terá versões R1300GS, M1300GS e até R1400GS. E a pista vem da própria BMW.
Os norte-americanos do Motorcycle.com descobriram os novos modelos através de um formulário para solicitar serviço em um site oficial da BMW que não parece estar funcionando totalmente. O formulário inclui um menu suspenso para os proprietários selecionarem o modelo, uma longa lista de décadas e que, curiosamente, inclui três modelos GS não anunciados.
As fotos publicadas por nós em 29 de junho de 2021 revelam um protótipo completamente camuflado, inclusive no motor, que teve as aletas dos cilindros encobertas. A expectativa é de que o propulsor seja totalmente arrefecido a líquido. Além disso, o chassi também parece bastante modificado e o eixo cardã é completamente novo.
Quando a BMW resolveu trazer a letra M para suas motocicletas em 2019, três siglas foram registradas nos escritórios de patente da Alemanha: M1000RR, M1000XR e M1300GS. Uma R1300GS correspondente é uma suposição lógica, mas uma R1400GS é uma total surpresa.
De acordo com os especialistas, a BMW está trabalhando para atualizar a R1250GS que ficou em desvantagem técnica com a chegada da Ducati Multistrada V4. Além de mais potente (170 cv contra 136 cv), a máquina italiana é 6 quilos mais leve, o que pode estar tirando o sono dos projetistas alemães.
Mas apesar dos números diferentes, existe também a (forte) possibilidade de os modelos terem exatamente o mesmo deslocamento volumétrico entre 1300 e 1400 cm³, da mesma forma como acontece com a F750GS e a F850GS, que compartilham o mesmo motor bicilíndrico de 853 cm³.
Vale destacar que nenhum desses três modelos listados é acompanhado por uma versão “Adventure”. A BMW normalmente espera um ano após o lançamento de uma nova geração antes de adicionar a Adventure. As últimas grandes mudanças na linha aconteceram em 2013, com o motor “boxer” de refrigeração mista (ar e óleo) e em 2018, com o aumento para 1254 cm³ e o sistema de válvulas variáveis ShiftCam.
Outra possibilidade é que a BMW esteja abolindo o nome Adventure, que caiu no senso comum nos últimos anos, e a nova R1400GS será a versão melhor equipada para incursões off-road. Não há indicação de quando veremos esses três novos modelos, mas o site de serviço mostra a BMW já está se preparando para um lançamento oficial para o ano do modelo 2023.