Depois de muitos meses de expectativa, a BMW Motorrad, enfim, apresentou hoje a nova R1300GS para 2024. A rainha das Big Trails foi totalmente renovada, ganhando um novo motor, carroceria, chassi e eletrônica.
A grande novidade, como não poderia deixar de ser, é o novo motor “Boxer”, que passa de 1.254 cm³ para exatos 1.300 cm³, resultado de um diâmetro interno 4 milímetros maior e curso 3 milímetros mais curto, com uma taxa de compressão elevada de 12,5: 1 para 13,3: 1.
Apesar disso, a potência final não é tão maior assim, 145 cv (cerca de 10 cv a mais do que a R1250GS) nos mesmos 7.750 rpm. Enquanto isso, o torque máximo fica em 15,2 kgf.m a 6.500 rpm, acima dos 14,5 kgf.m a 6.250 rotações do modelo anterior.
O sistema de válvulas variáveis “ShiftCam”, inaugurado na R1250GS, ainda está lá, com 2 perfis de came de admissão que são alternados dependendo da velocidade e da carga para torque parcial ou total. Apesar do grande deslocamento, uma vela central combinada com sensores de detonação é suficiente.
O motor também é mais leve, compacto e melhor refrigerado. Eles afirmam que o líquido refrigerante flui em torno dos componentes que estão sujeitos a altas cargas térmicas, como cabeçotes e cilindros, ao mesmo tempo em que continua usando o vento para resfriamento.
Outras mudanças foram feitas na caixa de câmbio de 6 marchas, que agora está localizada sob o motor e não mais atrás dele. Isso reduz o comprimento total e diminui o peso. A BMW afirma ter economizado 6,5 quilos no trem de força da R 1300 GS. A velocidade máxima é limitada a 225 km/h.
A R1300GS passou por uma dieta e ficou 12 kg mais leve graças à algumas medidas, como retirar o cavalete central, o bagageiro e a roda de ajuste do amortecedor traseiro de série, mas também graças à nova bateria de íons de lítio e a capacidade do tanque reduzida em um litro (19 ao invés de 20).
O quadro, que antes era uma malha tubular de aço, está com um novo design, uma estrutura principal em chapas de aço, mais rígido e mais no centro de gravidade geral do veículo, para uma condução ainda mais ágil, melhor estabilidade de frenagem e precisão de direção.
O esquema de suspensões Paralever e Telelever permaneceu, embora com revisões. Ambos são considerados mais rígidos e responsivos e contam com tubos deslizantes mais grossos (45 mm em vez de 37 mm) juntamente com o braço oscilante unilateral mais longo e reforçado.
O tamanho das rodas permanece o mesmo, 120/70-19 na dianteira e 170/60-17 na traseira, em alumínio fundido ou na versão raiada. Os discos de freio dianteiros cresceram, 310 mm na dianteira, com pinças Brembo radiais de quatro pistões recentemente desenvolvidas, e 285 mm na traseira.
Naturalmente, o design da nova R1300GS também é totalmente novo e significativamente mais enxuto e agressivo. Não há mais os faróis assimétricos retangulares, substituídos por uma unidade estilo projetor cercada de luzes diurnas que foram um “X”.
A eletrônica é toda nova e agora conta quatro modos de condução comutáveis (antes três) e há um novo controle de cruzeiro adaptativo controlado por radar dianteiro, que também contém sistemas de “Aviso de colisão frontal” e “Aviso de mudança de faixa”, algo inédito no motociclismo.
O painel continua sendo uma tela TFT de 6,5 polegadas com o familiar sistema de rolagem de páginas da BMW. Os complementos opcionais incluem o Ajuste Dinâmico de Suspensão (DSA), que pode mudar a sua taxa efetiva de mola em milissegundos alterando a altura do passeio, além de luzes de curva, suspensão esportiva e muito mais.
Quatro versões serão oferecidas inicialmente: standard, Triple Black, GS Trophy e Option 719 Tramuntana, juntamente com quatro pacotes de acessórios, além da linha usual de opções de acessórios individuais da BMW. O preço gira em torno de 20.000 euros, cerca de € 1.000 a mais que a R1250GS.