Foi flagrado em testes um protótipo BMW que tem tudo para ser a nova geração da R1250GS. A big trail deve ganhar modificações importantes no motor, como a cilindrada aumentada para 1.300cc.
As fotos revelam uma motocicleta completamente camuflada, inclusive no motor, que teve as aletas dos cilindros encobertas. De acordo com a imprensa europeia, isso se deve a um novo sistema de refrigeração que será totalmente líquido e não apenas parcialmente como acontece agora, desde 2013.
Embora faça apenas três anos que a BMW introduziu a R1250GS, a cilindrada deve subir novamente, porque já foram descobertos registros de patentes com essa cilindrada, como “M1300 GS”. Isso também indica que a série esportiva M também chegará à linha GS em breve.
Mas as modificações vistas não se resumem ao motor. O chassi também parece bastante modificado, mais leve e compacto do que o da R1250GS e principalmente em relação à antiga R1200GS. Isso sugere que a marca alemã quer deixar a motocicleta mais ágil no off-road e com menos cara de cruzadora.
Outro indício de mudanças nesse sentido é o eixo cardã completamente novo. Em contraste com o antigo, é um componente mais complexo, extremamente irregular e até parece mais curto do que em seu antecessor, o que certamente está em sincronia com o objetivo de agilizar a tocada da moto.
É claro que a carroceria também será completamente redesenhada. O famoso “bico de pato” parece mais curto e orientado para a roda dianteira e os faróis baixos de LED individuais são mais agressivos. O pacote eletrônico será atualizado provavelmente com o controle de cruzeiro adaptativo, já disponível na rival Ducati Multistrada V4.
A Ducati, de fato, tornou-se a concorrente mais aguerrida para a R1250GS, mais até do que a KTM. Com seu estilo italiano, farta potência e tecnologia de ponta, a big trail tem forçado os alemães a atualizarem o seu produto cada vez mais cedo nos últimos anos, de modo que o lançamento da nova geração não deve demorar muito.