Foram flagrados em registros de homologação a nova BMW R1300GS Adventure, versão para longas viagens da big trail germânica. A motocicleta terá o novíssimo câmbio automatizado da empresa.
Os documentos de homologação foram descobertos pelos colegas norte-americanos do Motorcycle.com na Suíça com revelações interessantes. A principal delas é de que tanto a R1300GS quanto a R1300GS Adventure estarão disponíveis com o Automated Shift Assistant (ASA) como opcional.
Apresentado no mês passado, o ASA é um sistema que permite mudanças automáticas sem a necessidade de alavanca de embreagem manual. Pode operar de forma totalmente automática, sem necessidade de intervenção do condutor, ou manualmente, como sempre.
Além disso, os dados da certificação suíços confirmam, nas entrelinhas, as mudanças que todos os fãs da BMW R1300GS Adventure esperam. O motor é o mesmo, o dois cilindros contrapostos de 1300cc que entrega 143 cv a 7.750 rpm e 15,2 kgf.m. a 6.500 rpm
Apesar disso, a velocidade máxima da Adventure, listada em 220 km/h, é mais lenta que os 225 km/h da R1300GS convencional. Isso não é surpreendente e se deve ao peso adicional de um tanque de combustível maior e outros acessórios que a motocicleta carrega.
O peso (que inclui um piloto de 75 kg junto) é de 258 quilos na R1300GS Adventure, ao passo que na R1300GS é de 237 kg, ou seja, um aumento de 21 kg. No entanto, a nova versão é cerca de 10 kg mais leve do que a antecessora R1250GS Adventure.
Os dados mostram uma maior capacidade de peso para a roda traseira, sugerindo um subquadro mais robusto para suportar mais carga. Podemos assumir também que a Adventure terá carroceria diferente, proteções de motor e mais curso nas suspensões.
A Adventure é 162 mm mais alta que a R1300GS. Isso deve à suspensão diferente, mas ela também deve vir com um para-brisa mais alto. O seu comprimento é menor, 220,7 cm, contra 221,2 cm da R1300GS. A distância entre eixos também é mais curta, 150,8 cm, contra 151,8 mm.
A BMW R1300GS Adventure é cultuada entre os fãs da marca, de modo que o seu aparecimento nunca foi colocado em dúvida. O lançamento deve acontecer no segundo semestre, provavelmente em setembro, exatamente um ano após a chegada da nova geração.