Conforme o combinado, a BMW Motorrad apresentou hoje (5) todos os detalhes da R1300GS Adventure, versão de longo alcance da big trail. Ela chega com um novo sistema semi automático de câmbio.
Mecanicamente você encontra o mesmo motor de dois cilindros “boxer” da R1300GS padrão, que foi revelada no ano passado e entrega 145 cv a 7.750 rpm e 15,2 kgf.m de torque a 6.500 rpm. O quadro principal e o braço oscilante também são os mesmos.
As diferenças começam pelo tanque de combustível, com capacidade aumentada para 30 litros (e que eleva o peso para 269 kg). A R1300GS convencional, por exemplo, tem capacidade para 19 litros. As laterais do tanque são bem mais largas e abrigam mais um farol de LED de cada lado.
A BMW aumentou o curso da suspensão dianteira e traseira em 20 milímetros, resultando em 210 e 220 mm, respectivamente. Dependendo do ajuste, a altura do assento fica entre de 870 mm e 890 mm. O subquadro traseiro de alumínio é novo e também foi reforçado para aguentar mais carga.
A taxa de mola também pode mudar com base no peso da moto – seja um piloto sozinho, ou dois, ou carregado com bagagem. Ao parar, a altura pode ser reduzida em 30 mm. Os garfos ‘EVO Telelever’ na dianteira e ‘EVO Paralever’ na traseira são considerados mais rígidos e responsivos.
A parte eletrônica, claro, é de primeira linha e começa com o controle de cruzeiro adaptativo baseado em radares, já disponível na R1300GS. O sistema ainda possui a função de alerta de colisão traseira, que sinaliza sobre os veículos ocultos de que uma colisão é iminente.
Mas a grande novidade é mesmo o Automatic Shift Assistant (ASA), um sistema que controla a embreagem eletromecanicamente e dispensa o condutor de trocar marchas se quiser. Apresentado em maio, o recurso vem como opcional, mas o preço ainda não foi revelado.
Também de série é o Ajuste Dinâmico de Suspensão (DSA), sistema semi-ativo que regula o amortecimento dianteiro e traseiro em tempo real, dependendo do modo de pilotagem selecionado, das condições de pilotagem e dos resultados do piloto.
A motocicleta ainda recebe uma série de equipamentos de série, incluindo punhos aquecidos, monitoramento da pressão dos pneus e ignição sem chave, além de um extenso catálogo de opcionais. É o máximo de tecnologia que uma motocicleta pode ter.
A R1300GS Adventure será oferecida na Alemanha em quatro pacotes diferentes: a básica a partir de 22.335 euros; a Trophy a partir de € 23.060; Triple Black, a partir de € 23.120; e a topo de linha Option 719 a partir de € 24.460, cada uma com cores e linhas de equipamentos diferentes.