Foi espionado rodando em testes um protótipo BMW R1200RT com mudanças estéticas e, aparentemente, mecânicas. A expectativa é de que a marca alemã aumente o deslocamento do motor boxer e incorpore um sistema de válvulas variáveis.
O flagra foi realizado pelos norte-americanos do Motorcycle.com, que apontaram alterações no design da touring, principalmente nas entradas de ar da carenagem e no grupo óptico frontal, que ganhou um aspecto mais esportivo.
Eles também acreditam que o motor terá modificações já que as tampas, facilmente identificáveis no motor boxer possuem um desenho diferente do modelo atual. A expectativa é de que sua cilindrada seja aumentada de 1.170 cm³ para 1.250 cm³, aumentando a potência (assim como de sua irmã R1200GS) para 135 cv.
É uma possibilidade que faz sentido, cujo principal objetivo seria enquadrar a motocicleta nas normas antipoluição do Euro5, que entra em vigor em 2021. Para poder adotar maiores catalisadores, necessários para não perder potência, muitos fabricantes tem optado em aumentar o deslocamento volumétrico.
Esse foi o caso da Ducati, que em novembro passado apresentou uma Multistrada com motor aumentado para 1260cc, derivado da XDiavel. Os italianos são rivais dos alemães em importantes segmentos, como entre as big trail e clássicas.
Outra possibilidade é de que a BMW incorpore um sistema de válvulas variáveis. Mais conhecido por VVT (Variable Valve Timming), a tecnologia é chamada de VANOS (Variable Nockenwellen Steuerung) pelos alemães. O recurso também melhora a economia de combustível e reduz as emissões.
Considerada um ícone no restrito e exclusivo segmento das touring de grande capacidade, a R1200RT viu a concorrência apertar nos últimos anos com a chegada da surpreendente Honda GL1800 Gold Wing, Yamaha Star Venture e até dentro da própria família, já que a K1600GTL foi atualizada há pouco tempo. A novidades devem ser apresentadas no final do ano.