A BMW Motorrad apresentou hoje a R12 nineT, que marca o início de uma nova geração para linha de motocicletas retrô da marca alemã. Sua missão é substituir a R nineT original, dez anos depois de sua introdução.
Apresentada em 2013, a R nineT fez muito sucesso e simbolizou o início de uma linha em que a BMW se dedica exclusivamente a homenagear o seu legado em duas rodas, o que eles chamam de “haritage”. A motocicleta se multiplicou em uma série de modelos.
Mas a R nineT não era perfeita e a BMW resolveu corrigir a maioria dos problemas nessa segunda geração. Vista sem muita atenção, a R12 nineT parece muito com a original, no entanto, há agora um novo quadro, eletrônica avançada e componentes de chassi de qualidade.
Embora a motocicleta seja impulsionada pelo mesmo motor “Boxer” de 1.170 cm³ completo, com uma nova caixa de ar sob o assento, tampas revisadas do cabeçote e escapamento de saída dupla, a R12 nineT chega a 94 cv, ou seja, 13,4 cv adicionais.
O novo quadro é uma estrutura tubular de aço de duas peças, completa com um chassi auxiliar aparafusado na extremidade traseira. A antiga nineT usava um quadro principal dianteiro e traseiro, e este novo design é considerado mais leve e limpo em sua aparência.
Suspendendo tudo está um conjunto compartilhado de garfos invertidos Marzocchi de 45 mm totalmente ajustáveis e pinças de freio monobloco Brembo de quatro pistões. Na traseira, braço oscilante paralever de alumínio, com disco único e pinça de freio de dois pistões de 265 mm.
Apesar da aparência retrô, a moto vem cheia de tecnologia, com ABS em curvas de série, além de vários modos de pilotagem e controle de tração. Também há um quickshifter e um controle de assistência em subidas disponíveis como opcionais.
Além da R12 nineT, a BMW apresentou a R12 cruiser, versão americanizada da motocicleta, ou seja, com uma distância entre-eixos 9 mm maior, rodas de 19 e 16 polegadas (17″ em ambos os eixos na R12 nineT) e sete quilos mais pesada. O tanque de combustível também é 2 litros menor.
Como antes, a BMW Motorrad oferece inúmeros acessórios originais na linha chamada “Opção 719” para o cliente se esbaldar, inclusive, bolsas retrô, estilo anos 1930. As motos chegam às concessionárias europeias no primeiro semestre de 2024 por aproximadamente 17.000 euros.