Skip to content
Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticas

Informação de qualidade em duas rodas.

  • Notícias
    • Recall
    • Matérias Especiais
  • Segredos
  • Alta Rotação
    • MotoGP
      • Moto2
      • Moto3
    • WorldSBK
    • MotoE
    • Mundial de Endurance
    • Road Racing
      • TT na Ilha de Man
      • North West 200
      • Macau
      • Ulster Grand Prix
    • Superbike Brasil
    • Moto1000GP
    • Off Road
  • História
    • Motos Históricas
  • Technik
  • Conceitos e Customizações
  • Vídeos
  • Notícias

Nova BMW R12 nineT é apresentada. Veja as fotos

Lucas Carioli 23 de novembro de 2023

A BMW Motorrad apresentou hoje a R12 nineT, que marca o início de uma nova geração para linha de motocicletas retrô da marca alemã. Sua missão é substituir a R nineT original, dez anos depois de sua introdução.

Apresentada em 2013, a R nineT fez muito sucesso e simbolizou o início de uma linha em que a BMW se dedica exclusivamente a homenagear o seu legado em duas rodas, o que eles chamam de “haritage”. A motocicleta se multiplicou em uma série de modelos.

Mas a R nineT não era perfeita e a BMW resolveu corrigir a maioria dos problemas nessa segunda geração. Vista sem muita atenção, a R12 nineT parece muito com a original, no entanto, há agora um novo quadro, eletrônica avançada e componentes de chassi de qualidade.

Embora a motocicleta seja impulsionada pelo mesmo motor “Boxer” de 1.170 cm³ completo, com uma nova caixa de ar sob o assento, tampas revisadas do cabeçote e escapamento de saída dupla, a R12 nineT chega a 94 cv, ou seja, 13,4 cv adicionais.

O novo quadro é uma estrutura tubular de aço de duas peças, completa com um chassi auxiliar aparafusado na extremidade traseira. A antiga nineT usava um quadro principal dianteiro e traseiro, e este novo design é considerado mais leve e limpo em sua aparência.

A versão cruiser tem estilo americano.

Suspendendo tudo está um conjunto compartilhado de garfos invertidos Marzocchi de 45 mm totalmente ajustáveis e pinças de freio monobloco Brembo de quatro pistões. Na traseira, braço oscilante paralever de alumínio, com disco único e pinça de freio de dois pistões de 265 mm.

Apesar da aparência retrô, a moto vem cheia de tecnologia, com ABS em curvas de série, além de vários modos de pilotagem e controle de tração. Também há um quickshifter e um controle de assistência em subidas disponíveis como opcionais.

Além da R12 nineT, a BMW apresentou a R12 cruiser, versão americanizada da motocicleta, ou seja, com uma distância entre-eixos 9 mm maior, rodas de 19 e 16 polegadas (17″ em ambos os eixos na R12 nineT) e sete quilos mais pesada. O tanque de combustível também é 2 litros menor.

Como antes, a BMW Motorrad oferece inúmeros acessórios originais na linha chamada “Opção 719” para o cliente se esbaldar, inclusive, bolsas retrô, estilo anos 1930. As motos chegam às concessionárias europeias no primeiro semestre de 2024 por aproximadamente 17.000 euros.

Tags: BMW Motorrad R12 cruiser R12 NineT Slider

Continue Reading

Previous: BMW C400X chega às concessionárias brasileiras por R$ 54.900
Next: KTM 1390 Super Duke R: 190 cv de pura loucura

Leia também

Nova BMW F900R é disponibilizada no Brasil a partir de R$ 71.400
  • Notícias

Nova BMW F900R é disponibilizada no Brasil a partir de R$ 71.400

18 de julho de 2025
Royal Enfield: crescimento global de 17% no primeiro semestre e novo recorde a caminho
  • Notícias

Royal Enfield: crescimento global de 17% no primeiro semestre e novo recorde a caminho

18 de julho de 2025
KTM realiza mais uma venda: o estúdio de design Kiska
  • Notícias

KTM realiza mais uma venda: o estúdio de design Kiska

18 de julho de 2025

Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticias© Todos os direitos reservados | DarkNews by AF themes.