Conforme se especulava, a BMW Motorrad apresentou hoje (27) a R12 G/S, terceiro modelo da R12 nineT totalmente inspirada na R80 G/S de 1980, a motocicleta que inaugurou a linhagem GS da marca.
O motor é o mesmo, o boxer twin de 1.170 cm³ refrigerado a ar e óleo que produz 109 cv de potência máxima a 7.000 rpm e torque máximo de 115 Nm a 6.500 rpm. O câmbio de 6 marchas ainda conta com embreagem seca controlada hidraulicamente, mas tem o Pro Shift Assistant como opcional.
A BMW agora especifica intervalos de substituição para o eixo cardã e, na nova BMW R 12 G/S, ele deve ser substituído a cada 40.000 quilômetros. O fabricante cita o longo curso da suspensão, com ângulos de junta e cargas de material correspondentes como o motivo.
O motor é mantido no lugar como um membro estressado em uma estrutura tubular de aço, chassi que contém dois olhais de aço para ajudar a prender a bagagem, além de um ângulo de direção mais alto e um subchassi tubular de aço aparafusado.
Realmente off-road, a motocicleta tem rodas raiadas de 21 polegadas na dianteira e 17″ na traseira. Discos dianteiros duplos de 310 mm fornecem poder de frenagem, com pinças flutuantes de dois pistões montadas axialmente. Atrás disco de 265 mm com pinça de dois pistões.
Para ajudar a encarar terrenos acidentados, a R12 G/S é equipada com garfos invertidos de 45 mm totalmente ajustáveis, com 210 mm de curso. Na traseira, você encontra um amortecedor regulável, com 200 mm de movimento e o mesmo braço oscilante Paralever da linha R12.
A altura do assento é bastante alta, 860 mm de série e pode subir para 875 mm quando você equipa o Enduro Package Pro opcional. Com a opção adicional de assento Rallye, a altura chega a 880 mm com a roda de 17 polegadas ou 895 mm com uma roda de 18″.
Na parte eletrônica, a G/S tem três modos de pilotagem padrão (Rain, Road e Enduro). Há também ABS em curvas e controle de tração como padrão, com um mapa adicional ‘Enduro Pro’ desbloqueado quando você opta por instalar o equipamento Enduro Package Pro.
Isso lhe dá a opção de desativar o ABS na roda traseira com intervenção mínima em sistemas como controle de wheelie. O quickshifter está disponível como opcional, assim como monitoramento de pressão dos pneus, manoplas aquecidas, controle de cruzeiro e controle de subidas.
Três opções de cores estarão disponíveis para lançamento no mercado: “Night Black Uni Matt”, “Light White Uni” com assento vermelho (como já foi apresentado na R 80 G/S) e “Sandrover Uni Matt/Racing Red Uni Matt/Mineral Grey Metallic Matt”.
Vários pacotes de acessórios de enduro estarão disponíveis para a BMW R 12 G/S desde barras de proteção e alforjes, além de acessórios da linha “Opção 719”. O modelo chega às concessionárias europeias nessa primavera por cerca de 17.000 euros.








