Como já se esperava, a BMW levou ao Salão de Milão, na Itália a sua “Scrambler”, baseada na R Nine T. Com o mesmo motor de 1170cc refrigerado a ar, a motocicleta produz cerca de 110 cv com um torque de 11,82 kgf.m.
A Scrambler germânica já era esperada desde o começo do ano, tendo sido alvo de inúmeras matérias do Notícias Motociclísticas. Em maio, a própria BMW confirmou sua chegada, através de um conceito chamado “Concept Path 22”.
A moto apresentada em Milão, no entanto, não possui nenhuma prancha de surfe pendurada ou desenhos floreados. É uma BMW típica, ou seja, bem sólida e de aspecto robusto. A Scrambler é o primeiro de quatro novos modelos baseados na R Nine T que devem aparecer nos próximos anos.
Em comparação com a R Nine T convencional, o elemento mais marcante na Scrambler é o escapamento duplo em posição mais alta na lateral traseira esquerda. Outro detalhe chamativo é o assento de couro marrom claro, em contraste com o “cockpit” estilo Café Racer da versão normal.
As mudanças no escapamento não foram apenas estéticas, no entanto. A motocicleta precisou se adequar às novas normas de emissões de poluentes (Euro4) que passarão a vigorar na Europa a partir de 2016. Há, por exemplo, um grande catalisador e válvulas operadas por cabo para passar pelos rígidos exames de poluentes e ruídos.
O mapeamento do motor também precisou ser alterado, e agora há tampa de carbono obrigatória para fechar qualquer transbordamento do tanque de combustível. Assim como a R Nine T convencional, o subquadro traseiro pode ser destacado do chassi principal, mas as bengalas dianteiras invertidas, derivadas da S1000RR foram trocadas por amortecedores convencionais, para conter os custos.
As rodas também são diferentes, de 19 polegadas na frente e 17 atrás, de liga leve. Contudo haverá opção de rodas raiadas e pneus mais adequados ao uso off-road. O guidão é mais alto e largo como em uma trail e o farol redondo é de um design muito mais simples.
Uma das principais diferenças é o próprio tanque de combustível. Na R Nine T ele é de alumínio usinado à mão, enquanto que na Scrambler é feito de chapas de aço convencionais. Entretanto, detalhes em alumínio foram adicionados, na parte superior do guidão e nas laterais do assento, para conferir um ar elegante.
Haverá uma enorme lista de acessórios disponíveis, partindo de novas rodas (como mencionado), um tanque de combustível diferente, baús, alforges, um pára-brisas, e um escapamento Akrapovic diferente. O preço ainda não foi revelado.
Galeria de Fotos