Uma das motocicletas que teria a sua produção interrompida na Europa devido à introdução definitiva do Euro5 em 2021 é a BMW R nine T. Mas a marca alemã já está preparando a nova geração da retrô, conforme demonstram essas fotos.
A mudança mais notável, como era de se esperar, está nas tampas do cabeçote. O cabo de ignição também está em uma posição diferente. Além disso, a válvula da borboleta do acelerador – que têm uma influência decisiva no comportamento do escapamento com seu trabalho – também mudaram.
Ainda não há nenhuma pista se o motor Boxer, atualmente com 1.170 cm³ vai crescer. Normalmente as fabricantes elevam um pouco o deslocamento para compensar os catalisadores maiores, necessários para cumprir as leis de emissões. Mas a revista Motorrad acredita que não devemos esperar mais desempenho do motor que rende 110 cv e 11,82 kgf.m.
Em termos de design, pouco mudou em uma motocicleta consagrada pelo visual conservador. Os faróis redondos, no entanto agora contam com uma barra de luz diurna de LED, semelhante a da nova custom R18. A lanterna traseira parece visivelmente maior. O escapamento, com duas ponteiras, é semelhante ao da versão Pure.
Apresentada em 2011, a R nine T pode ser considerada a primeira moto retrô de grande sucesso. O modelo chegou a ser oferecido no Brasil, com vendas bem discretas. Na Europa, no entanto, existem nada menos do que cinco versões: standard, Scrambler, Racer, Pure e Urban G/S. Por isso, a nova geração deve ser apresentada em breve.