Norman Birtles, dono da Nippy Normans, conhecida loja britânica especializada em acessórios para motocicletas BMW imaginava como seria uma GS impulsionada pelo motor “Big Boxer” da nova R18. O resultado você confere aqui.
Fã assumido da série R1200GS, Birtles viu a custom R18 pela primeira vez quando ainda era um protótipo no Salão de Milão do ano passado e imediatamente imaginou como o novo engenho se encaixaria na Big Trail. A motocicleta foi eventualmente lançada em abril, durante o primeiro lockdown da pandemia.
Durante o confinamento, Birtles soltou a imaginação e perguntou a Kar Lee, um designer que criou diversos conceitos memoráveis, se era possível fazer o esboço de uma suposta BMW R1800GS. O motor da R18 desenvolve apenas 92,2 cv a 4.750 rpm, mas com um brutal torque de 16,1 kgf.m a somente 3.000 rpm.
Cada conceito foi imaginado com design e propósito distintos: o primeiro (acima), mais esportivo, foi inspirada na S1000RR, com as cores da BMW Motorsport, rodas de liga e pneus esportivos. O segundo ganhou uma pintura camuflada, aros raiados, borracha para encarar o Off-Road e alforjes laterais.
As montagens ficaram tão bem feitas que logo vem em mente a pergunta: Por que não? Mas Birtles não se ilude: “Estou ciente de que nada mais é do que pura fantasia. Ajustar o motor de 110 kg e 1.800cc exigiria um redesenho profundo do quadro“, admite. “Mas a combinação de torque em baixos giros, conforto e dirigibilidade de uma GS é algo que eu sonho“. E vocês, comprariam essa moto?